A partir do ciclo de 2022 será obrigatório a apresentação do exame de DNA de paternidade de todos os animais das raças Hereford e Braford participantes da Exposição Nacional e Expointer. A determinação foi debatida e aprovada pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT) e pela diretoria da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).
De acordo com o Presidente da ABHB, Eduardo Soares, essa foi uma demanda que já estava sendo trabalhada e discutida dentro da Associação. “Com certeza é um passo que a ABHB com o CDT e seus criadores estão fazendo para dar, cada vez mais, credibilidade não só às duas exposições mais importantes da ABHB, mas também aos catálogos das mesmas, e aos expositores que enviam animais para essas feiras”.
Paulo Azambuja, Presidente do CDT, também destacou a importância da determinação. “A modificação visa realizar a identificação mais precisa da genealogia dos animais registrados no Setor de Registro Genealógico da ABHB, proporcionando maior acurácia das avaliações dos programas genéticos”.
Para isso, os criadores deverão apresentar o laudo de DNA a secretaria da ABHB, junto a inscrição do animal, caso não apresente a mesma ficará pendente até a apresentação do documento. De acordo com Azambuja, no primeiro ano desta resolução será aceito o laudo até uma hora antes do início da admissão da exposição, sendo que o mesmo deverá ser entregue para o responsável da ABHB pela admissão.
O exame de DNA comprobatório da paternidade do animal, deverá ser realizado em laboratório credenciado pelo MAPA. A lista completa está disponível clicando AQUI.
Confira as demais determinações da resolução através do documento disponível aqui.
Fotos: Gustavo Rafael
Texto: Dhésika Vidikin
Ascom ABHB