Liderada pelo CEO da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Fernando Lopa, uma comitiva de criadores e especialistas está nos Estados Unidos desde ontem para participar da 7ª edição do Congresso Mundial Braford 2018. O evento ocorre entre os dias 8 e 9 de março com o objetivo de unir mundialmente a genética Braford.
Desde esta sexta-feira (2/03), os participantes já estão acompanhando a programação do pré-congresso e prestigiando a Houston Livestock Show & Rodeo, considerada a maior exposição de pecuária do mundo, realizada no NGR Stadium. Junto com Lopa, estão os criadores Pedro Obino, da Cabanha Santa Helena, Eduardo Eichenberg, da Estância Silêncio, e o veterinário Diego Kasali. Conforme a programação, a partir do dia 5 de março, o grupo realizará uma série de visitas a criatórios e confinamentos, onde serão apresentados touros e matrizes Braford.
O Congresso acontece nos dias 8 e 9 no histórico Fort Worth Stockyards. No primeiro dia (8), um representante de cada país fará um relatório sobre o desempenho da raça Braford no seu país de origem. Já no segundo dia (9), serão ministradas palestras com temas relativos ao incremento da produtividade da raça e casos de sucesso pelo mundo que devem encerrar toda a programação do evento.
A atividade teve início no Brasil, no ano 2000, seguindo pela Argentina (2003), Austrália (2006), Uruguai (2009), Paraguai (2012) e em sua última edição, em 2015, teve a capital sulafricana Pretória como sede. Mais informações em www.wordbrafordcongress.org
Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654
Ascom ABHB