Brazilian Hereford & Braford Realiza Palestras na Expo Paraguai 2012

O Projeto Setorial Brazilian Hereford & Braford (BHB), parceria entre Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), realizou na última sexta-feira (13/07), no estande das fazendas Las Marias e Pitangueira del Paraguay, na Expo Paraguai 2012, palestras sobre o Projeto e a Raça Braford no Brasil.

Participaram do evento 35 pessoas, entre técnicos e diretores comerciais de empresas paraguaias, centrais de inseminação artificial parceira do BHB no país (Alta Genetics e C.O.R.T Genética Brasil), pecuaristas, imprensa e empresários participantes do Projeto, como Pedro Monteiro Lopes (Pitangueira), Thaís Lopa ( Agropecuária São Pedro), Antônio Cabistani (C.O.R.T. Genética Brasil) e o diretor internacional da Alta Genetics, Manuel Ávila.

O foco principal das palestras, proferidas pela gerente de Promoção Comercial do BHB, Luciana Bueno, o presidente da ABHB, Fernando Lopa, e dos representantes das centrais de inseminação artificial, Antonio Cabistani e Manuel Ávila, foi apresentar o BHB, a ABHB e reprodutores da Raça Braford selecionada no Brasil ao público presente, especialmente aos criadores de gado comercial no Paraguai.

A apresentação institucional do BHB, por Luciana Bueno, sobre as atividades do Projeto, com foco na Promoção Comercial, como o BHB International Road Show, onde são trazidos ao Brasil técnicos e formadores de opinião estrangeiros para conhecerem ?in loco? as empresas participantes do Projeto; o BHB International Business Travel, voltado a realização efetiva de negócios com visitas a empresas e Rodadas de Negócio; os objetivos da Apex-Brasil; e a divulgação das próximas atividades para o ano de 2012.

Segundo a gerente de Promoção Comercial Internacional do BHB, Luciana Bueno, o evento foi um sucesso devido à reunião de seleto e focado público em um dia movimentado na mostra paraguaia: ?Conseguimos reunir selecionado público de técnicos, produtores e formadores de opinião, em um dia de muitas atividades na programação da Expo 2012, para apresentar o Projeto Brazilian Hereford & Braford e todas as possibilidades de promoção comercial que realizamos para promover as 35 empresas integradas no mercado internacional.? Luciana destaca, com isso, o trabalho realizado pelo BHB para atrair visitantes e investidores internacionais às atividades comerciais do Projeto no Brasil, como o BHB International Road Show, no qual formadores de opinião e técnicos estrangeiros visitam empresas, in loco, e o BHB International Business Travel focado em visitas e rodada de negócios, no país. ?Informamos nossa cartela de promoção comercial aproveitando o público presente, uma vez que atuamos para trazer técnicos, formadores de opinião e pecuaristas em nossas ações, no ano.?, disse a gerente.

Dando prosseguimento à rodada de palestras, o presidente da ABHB, Fernando Lopa, apresentou a Associação e seus programas, evidenciando as características buscadas na Raça Braford criada no Brasil, os programas de melhoramento e as análises constantes na raça, no país.

?Nos propusemos a mostrar o trabalho sério de uma entidade, que tem mais de 50 anos de existência, e de seus associados, que buscaram no decorrer dos últimos vinte anos um Braford, em um primeiro momento , com bom desempenho a campo, depois aliar a esse desempenho o padrão racial, daí o sucesso dos brafords produzidos no Brasil?, comenta Lopa.

Em sua apresentação destacou que a entidade é de criadores de Hereford e Braford, por isso, os selecionadores de Braford não buscam produzir um Hereford rústico (com esse objetivo a entidade já coordena e orienta ações junto aos selecionadores criadores de Hereford e que tem feito um bom trabalho), buscam produzir um animal que seja um produtor de carne para os trópicos, aproveitando as vantagens do zebuínos e do Hereford, por isso o Braford selecionado no Brasil tem seu fenótipo voltado para esse objetivo. ?Há uma tendência no mundo a produção de Brafords com características raciais de animais ¼ de sangue Hereford, e aqui no Brasil buscamos animais com características raciais de 3/8 de sangue zebuíno, para enfrentar as adversidades dos trópicos?, acrescenta o dirigente.

Logo após, Manuel Ávila, gerente internacional da Alta Genétics apresentou touros Braford, e alguns Hereford, nascidos no Brasil, que estão na dianteira do catálogo de corte europeu da Alta Genetics, dando ênfase aos resultados de DEPs apresentados por esses animais, muitos oriundos de empresas participantes do BHB.

Conforme Ávila, a apresentação estava dirigida a mostrar os touros Hereford e Braford disponíveis pela Alta/Progen no Paraguai. ?Haviam pessoas muito importantes e principalmente interessadas nos animais que apresentamos durante o evento?, termina o diretor.

Fechando o ciclo de palestras, o proprietário da C.O.R.T. Genética Brasil, Antonio Cabistani, fez uma apresentação diferenciada, chamando atenção principalmente para a seleção fenotípica e genotípica, interação com meio ambiente e genética.

Segundo Cabistani, ?a idéia foi esclarecer aos presentes o que é a adaptabilidade genética. A genética é uma ferramenta muito importante e precisamos entender que ela não se dá apenas através da intervenção humana, mas também, em grande parte, através da interação do animal com o meio em que vive. Os animais se adaptam buscando uma situação de conforto e através desse conforto é que se tornam produtivos. Animais adaptados são funcionais, produzem e reproduzem com maior eficiência?, comenta Cabistani.

Após as apresentações, os participantes foram convidados pelos proprietários da Las Marias (Eduardo Delmas e Sra. Rossio) e da Pitangueira del Paraguay (Pedro Monteiro Lopes e Sra. Sonia) para um coquetel no estande.

Fechar