Brazilian Hereford & Braford é Destaque em Seminário da Apex-brasil

Às vésperas de completar três anos, o Projeto Brazilian Hereford & Braford (BHB) é destaque no último Workshop de Alinhamento Estratégico da Apex-Brasil, realizado em Julho, conquistando o 2º lugar no percentual de crescimento nas exportações entre as mais de 70 entidades que realizam projetos setoriais apoiados pela Apex-Brasil, com elevação de 105% no valor, em dólares, das exportações dos produtos e serviços das empresas apoiadas pelo BHB (vide quadro abaixo).

Também foi destaque o número de pessoas que estiveram presentes no Workshop ?Exportar é Inovar?, realizado durante a Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte 2012), em junho último, em São Paulo (SP), onde o BHB reuniu o 2º maior público das 19 edições do evento realizadas em 2012.

O Projeto BHB é um resultado do direcionamento tomado em 2006 pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em atuar na exportação das raças Hereford e Braford. Em 2009, com apoio e orientação da Apex-Brasil, foi criado o Projeto BHB, parceria da ABHB e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que busca promover, no mercado internacional, a qualidade da genética brasileira das raças Hereford e Braford e a excelência dos produtos e serviços agropecuários, produzidos no Brasil.

Hoje, o BHB está consolidado com 35 empresas associadas e uma exportação de US$ 118 milhões ocorrida nos dozes meses de 2011. Os números referem-se às vendas de material genético, como sêmen e embriões, matrizes, reprodutores, bovinos vivos e produtos e serviços agropecuários realizadas, principalmente, para os países considerados alvo do Projeto BHB como Venezuela, Paraguai, Colômbia, Bolívia, Equador, e Uruguai. Integram ainda a lista de mercados alvo, do BHB, Angola, México, Rússia, Argentina, Costa Rica e Panamá.

Na análise da gerente de Promoção Comercial Internacional do BHB, Luciana Bueno, entre os destaques do ano 2011 estão ?a Angola que respondeu por importações de US$ 6,55 milhões sobre o total comercializado, um incremento de 76% sobre os números movimentados em 2010, e o Paraguai, com alta de 43%, fechando negócios na ordem de US$ 3,37 milhões. Outro país na dianteira da lista de compras pelas empresas do BHB é a Colômbia com US$ 3,8 milhões comercializados, alta de 27,7% na comparação com 2010?.

O presidente da ABHB e gestor do BHB, Fernando Lopa, destaca que as ações de fortalecimento da imagem e do posicionamento no mercado internacional, realizadas pelo BHB, fortalecem a cadeia produtiva do agronegócio brasileiro e agregam mais valor aos resultados obtidos. ?É impressionante a efetividade das ações de projetos de promoção como o BHB. Em 2011 organizamos missões de empresários, participamos de rodadas de negócios no Paraguai e Colômbia e trouxemos empresários daqueles países ao Brasil para conhecerem nossa produção e realizarem negócios, e, como resultado, esse dois mercados apresentaram altas expressivas nas compras de produtos das empresas participantes do BHB e ainda lideraram a compra de sêmen bovino brasileiro?, analisou o dirigente.

?Para a ABHB, e especialmente a mim, como gestor do Projeto, é gratificante constatar que a Apex-Brasil nos deu um voto de confiança em 2009 e retribuímos com resultados?, completou Lopa.

Para 2012, o Projeto BHB segue uma série de ativades divulgando os produtos do agronegócio brasileiro. Já realizou diversas ações como: participação nos Congressos Mundiais das raças Braford (Paraguai) e Hereford (Canadá), atuação na Feicorte, Nacional HB e na ExpoZebu, na Colômbia; realizou o BHB International Business Travel ? SP (trazendo diversos compradores internacionais), cursos de capacitação aos empresários do Projeto, a Noite da Integração Braford Brasil ? Paraguai (Expo Paraguai 2012, com a presença de um público de 200 convidados). Estão previstos ainda o Workshop BHB na Colômbia, que ocorre nesta semana, nos dias 26 e 27 de Julho; a participação com estande na Expointer e Expocruz (Bolívia), missões comerciais a Expoprado (Uruguai) e Expofeira dos Ganadeiros del Litoral (Equador), duas novas edições do International Road Show (Rondonópolis/MT e no Interior do RS – com mostra de criatórios e empresas brasileiras), além de uma nova edição do BHB International Business Travel, prevista para dezembro.

Para outras informações de como sua empresa pode participar do BHB é só acessar o site www.bhb.org.br ou www.abhb.com.br.

Fechar