Evento ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), de 28 de abril a 4 de maio do ano que vem
A raça Braford está em crescimento constante em escala global, com uma adesão significativa de criadores que estão investindo em genética de alta qualidade.
Como resultado desse avanço, a raça vem se destacando e conquistando espaço no país. Em reconhecimento a esse trabalho exemplar, o Brasil terá a honra de sediar o Congresso Mundial Braford em 2025, um dos eventos pecuários mais destacados e aguardados pela comunidade criadora.
A 9ª edição do Congresso está programada para acontecer no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), entre os dias 28 de abril e 4 de maio de 2025. O anúncio oficial da data foi feito durante a Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).
O objetivo principal deste congresso é promover a integração global da genética Braford, reunindo criadores de diversos países para trocar informações e experiências e discutir os avanços mais recentes no setor, abordando temas como aprimoramento da produção, genética, nutrição, mercados e outras questões relevantes.
O presidente da ABHB, Eduardo Soares, ressaltou que o Congresso Mundial da Raça Braford é um grande desafio porque os olhos do mundo de criação de Braford estarão voltados ao Brasil. “Isso aumenta muito a responsabilidade dos criadores de Braford brasileiros, da nossa associação, do nosso mercado”, destacou. Eduardo Soares enfatizou que os criadores de Braford mostrarão genética de qualidade e sobretudo demonstrarão ao mercado e, para quem não é criador de Braford, que se trata de uma raça que é uma ótima opção de aumento de lucratividade nas fazendas. “É uma raça que se adapta em qualquer ambiente do Brasil. Então é pra isso que nós vamos trabalhar o mundial de Braford de 2025”, concluiu.
O 9º Congresso Mundial da Raça Braford irá oferecer uma série de atividades que destacarão o trabalho dos criadores da raça, servindo como uma oportunidade para demonstrar a qualidade e a adaptabilidade da mesma perante o restante do mundo. Esta iniciativa, realizada a cada três anos, teve início no Brasil em 2000, seguiu para a Argentina em 2003, Austrália em 2006, Uruguai em 2009, Paraguai em 2012, África em 2015, Estados Unidos da América em 2018 e, mais recentemente, retornou à Argentina em 2022.
Fotos: Dhésika Vidikin
Texto: Bianca Vaz