Com a participação de machos, pela primeira vez a raça Braford participou do teste de desempenho da CRV Lagoa, sendo esta mais uma oportunidade para demonstrar a sua adaptabilidade na região tropical brasileira, além de sua eficiência alimentar, que foi avaliada no confinamento Nossa Senhora Aparecida, durante 150 dias. Esta iniciativa também possibilita oportunidades de negócio para criadores, agregando valor à sua comercialização.
A raça Braford cresce expressivamente, o que fortalece o mercado de cruzamento industrial. Por possuir esse apelo, neste ano a ABHB através de seus criadores realizou a sua primeira participação com 30 animais da raça, admitidos no índice de Seleção CP específico pelas características de peso, ganho médio diário, perímetro escrotal, qualidade de carcaça (avaliação por ultrassonografia) – AOL (Área de Olho de Lombo), EGS (Espessura de Gordura Subcutânea) e MARM (Marmoreio) -, avaliação por escores visuais (conformação, precocidade, musculosidade, umbigo e temperamento) e morfologia.
De acordo com o superintendente Administrativo da ABHB Alfredo Drissen, “a prova além de mostrar adaptabilidade da raça no clima tropical também destaca a grande eficiência da raça em sistemas mais intensivos, como, por exemplo, em confinamento, provando a qualidade do Braford nos mais variados sistemas”.
O Assistente Técnico de Campo da CRV Lagoa, Leonardo de Menezes Moreira, explica que esta é uma ação que vem desenvolvendo há três anos, e, neste ano, foi possível a sua realização. ‘’Vemos nas raças Hereford e Braford um potencial incrível de incremento no cruzamento industrial, além de todas as características positivas que conhecemos desta raça aqui no Rio Grande do Sul’’, destaca.
No dia 24 de novembro aconteceu a última pesagem do teste de desempenho, em Sertãozinho, SP, nas dependências do confinamento. Moreira conta que este foi um trabalho intenso de valorização da genética nacional, pois a CRV Lagoa entende que os rebanhos, com tanto tempo de seleção, produzem genética do mais alto valor. No dia 06 de dezembro será realizado o tradicional leilão dos classificados até Top 30%.
Participaram do teste: Agropecuária São Pedro, Guatambu, Estância Silencio, Estância Santa Ana, Estância Santa Tereza, Grupo Pitangueira, Fazenda Rincão do Salto, Estância Rio Negro, Cabanha Aceguá, Condomínio Canaã Crioulos, Estância da Ponta e Estância Umbu.
Em ordem, acompanhe a seguir o resultado final dos cinco primeiros.
PEDRO HENRIQUE KLIMOVICZ GOMES
Nome: Santa Fé 50
Propriedade: Fazenda Rincão do Salto
Índice CP: 13,021
VALTER JOSÉ PÖTTER
Nome: Guatambu 38-M150
Propriedade: Estância Guatambu
Índice CP: 8,529
MIGUEL AUGUSTO BITTENCOURT BARBARA
Nome: Santa Ana 38-M3175
Propriedade: Estância Santa Ana
Índice CP: 7,624
PEDRO HENRIQUE KLIMOVICZ GOMES
Nome: Santa Fé 52
Propriedade: Fazenda Rincão do Salto
Índice CP: 6,637
GUSTAVO CAMPONOGARA
Nome: Rio Negro 38-TE3010
Propriedade: Estância Rio Negro
Índice CP: 6,540