Empresários do Brazilian Hereford & Braford (BHB) visitaram na terça-feira (14/06) a Ourofino Agronegócio, empresa 100% brasileira sediada em Cravinhos (SP), que também integra o projeto de promoção internacional mantido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Durante a atividade, que integra a programação da ABHB na Feicorte 2011, que ocorre na capital paulista, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da unidade onde são produzidos os mais de 100 itens de produtos farmacêuticos destinados à
saúde animal. Criada em 1987, pelos mineiros Norival Bonamichi e Jardel Massari, hoje a Ourofino exporta seus medicamentos para mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio.
De acordo com Raquel Terra, assistente de relações corporativas da empresa, a Ourofino possui atualmente uma das mais modernas plantas de produção de medicamentos da América Latina. ?Em breve, devemos obter também a certificação da Food and Drug Admnistration (FDA), o que nos permitirá exportar também para os Estados Unidos e a Europa?,explicou.
Segundo Raquel, a empresa, que também possui unidades para produção de sementes certificadas de forrageiras, em Cravinhos, e de defensivos agrícolas, em Uberaba (MG), hoje ocupa a terceira colocação no ranking do Sindicato Nacional de Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan). ?Estamos entre as principais empresas do setor, com uma taxa de crescimento anual que gira em torno de 25%?, prosseguiu Raquel, lembrando que no final de 2010 a Ourofino passou a produzir também vacinas contra a febre aftosa na unidade localizada no interior paulista.
Raquel apresentou ainda alguns dos projetos sociais mantidos pela Ourofino, como o ?Jovens de Ouro?, que propicia a crianças carentes da região aulas de educação física, música e teatro, e a horta mantida junto à planta da empresa, que fornece gratuitamente legumes e verduras aos funcionários e às crianças atendidas pelo projeto social.
Os visitantes também conheceram o estúdio onde são produzidos os programas da empresa veiculados de segunda à sexta no Canal do Boi e no Agrocanal, onde tiveram a oportunidade de assistir em primeira mão a reportagem sobre a 3ª Gira Internacional Hereford e Braford, acompanhada pela equipe de comunicação da Ourofino, que também visitou criatórios das duas raças em Santa Maria e Bagé, no Rio Grande do Sul, onde foram produzidas outras matérias que também irão ao ar nos próximos dias.
Segundo Miguel Francisco Gonzalez, da Agropecuária Odair Gonzalez, de Uruguaiana (RS), empresa integrante do BHB, foi muito proveitosa a visita à Ourofino. ?Vimos uma indústria moderna, espaçosa e com uma ampla variedade de medicamentos. Também pudemos observar a preocupação da empresa com o bem-estar de seus funcionários tanto no ambiente de trabalho quanto nas áreas de lazer?, ressalta o produtor, referindo-se
à estrutura da empresa, que contempla canchas esportivas, academia de ginástica, biblioteca e áreas verdes para descanso durante os intervalos de trabalho.
O pecuarista canadense John Norris Sheppard, convidado pelo BHB a integrar a comitiva, destaca a excelente oportunidade que teve para conhecer uma planta de produção de medicamentos de alto nível, comparada às melhores do mundo. ?Foi marcante a preocupação da empresa com a parte social e com seus funcionários. É um exemplo a ser
observado, pois trata-se de um empreendimento que vem fazendo bons negócios e continuará crescendo?, reforçou Sheppard.
Quem também saiu muito impressionado com a estrutura e profissionalismo da Ourofino foi Gabriel Isaacsson, superintendente da ABHB. ?Não conhecemos apenas uma fábrica, e sim um conceito de trabalho de uma empresa que vem obedecendo normas de qualidade mundiais?, destaca o médico veterinário. A comitiva foi acompanhada também pela gerente de Promoção Comercial Internacional do Brazilian Hereford & Braford (BHB), Luciana Bueno.