Associações compartilharão dados de dois programas de melhoramento genético

Com a intenção de cada vez mais aprimorar o acesso para que criadores tomem as melhores decisões sobre seleção genética de rebanhos, dados de dois importantes programas de melhoramento genético passarão a ser compartilhados. São eles o PampaPlus, desenvolvido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), e o Promebo, da Associação Brasileira de Criadores de Herd–Book Collares (ANC).

A ideia é que o compartilhamento de dados entre os dois institutos possibilite aos criadores tomarem as melhores decisões de seleção. O anúncio foi feito em eventos das duas entidades no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), durante a 47ª Expointer.

A superintendente de Registro da ANC, Silvia Freitas, ressalta que os programas de melhoramento genético são diferentes e geram resultados distintos, cada um com seus conceitos e índices. “Uma vez que nós temos esses dados compartilhados podemos dizer que trabalhamos em cima de uma mesma base, de modo que todos os animais avaliados nesses dois programas estarão alimentando a base de dados que gera resultado, tanto pelo Promebo, quanto pelo PampaPlus”, explica.
Um criador que usa a base de dados do Promebo, por exemplo, poderá comercializar, vender doses de sêmen para usuários do PampaPlus, porque lá estarão as genealogias e vice-versa. Com informações genealógicas completas em uma mesma base de dados, aumenta a acurácia dos resultados e os pecuaristas de ambas as raças, Hereford e Braford, só terão benefícios.

A superintendente do Setor de Registro Genealógico da ABHB, Natacha Lüttjohann, afirma que a unificação dos programas PampaPlus e Promebo é um grande avanço. “Trata-se de um marco para o melhoramento genético das raças Hereford e Braford, possibilitando maior acurácia e consistência nas avaliações e também a possibilidade das DEPs aprimoradas por genômica”, projeta. O DEP é a chamada Diferença Esperada na Progênie, usada para comparar o mérito genético de animais para várias características e prediz a habilidade de transmissão genética de um animal avaliado como progenitor. Em outras palavras, podem ser interpretadas como o que esperar dos filhos de um determinado reprodutor.
Texto: AgroEffective
Foto: Fábio Quadros
Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar