Na Embrapa de Bagé, 28 animais de 9 criadores de propriedades de Alegrete, Aceguá, Arambaré, Dom Pedrito, Cachoeira do Sul e Quarai, participam do 2° Teste de Avaliação Hereford, em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), cujo objetivo principal é identificar um grupo de reprodutores jovens, geneticamente superiores dentro da raça Hereford, através de uma metodologia moderna, avaliando características de importância econômica para produção de carne, como ganho de peso, medidas de ultrassom e medições para detectar precocidade sexual entre outras.
Durante o período do teste, os animais são mantidos em um ambiente nutricional (campo nativo e pastagem cultivada, com suplementação ao final) e sanitário, de forma a permitir avaliá-los em condições ideais para expressar seu potencial genético, sem perder a adaptabilidade e rusticidade.
O teste completou na quarta-feira 272 dias e participam machos Puros de Origem (PO) e Puros Controlados (PC) nascidos na primavera de 2004. O lote iniciou com peso médio de 283 kilos e, atualmente, encontram-se em pastagem de azevém, com a fase de suplementação a campo já iniciada.
Na quarta-feira (21/06), foi realizada mais uma pesagem, acompanhada por diretores da ABHB e técnicos da Embrapa, onde o lote apresentou um peso médio de 475kg. “Os animais estão apresentando bom desenvolvimento ponderal, apesar de toda a seca de 3 meses enfrentada pelo município este ano, mostrando a boa adaptabilidade dos herefords criados aqui no Rio Grande do Sul”, comentou Fernando Lopa, presidente da ABHB.