ABHB Foca no Braford Nacional e Amplia a Participação da Raça no Mercado Brasileiro

A Associação Brasileira de Hereford e Braford – ABHB comemora o crescimento da comercialização da genética H&B no Brasil, segundo os dados divulgados em fevereiro último pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial ? ASBIA.

Em 2012 a ASBIA divulgou o seu índice, que demonstra os números de 2011 relativos apenas às empresas associadas à mesma, com uma modificação em relação ao formato, até então adotado, que utilizava como base de dados, além das empresas associadas, dados oriundos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e demais empresas atuantes no mercado, sendo os números de crescimento apontados muito significativos.

Buscando melhorar a informação e obter um retrato mais fiel do mercado, a ABHB consultou uma das empresas que mais vendem sêmen de Braford no Brasil, a C.O.R.T. GENÉTICA BRASIL, que não é afiliada da ASBIA, e gentilmente nos cedeu os números de comercialização de sêmen nacional das raças Hereford e Braford da empresa.

Os números apontados para as duas raças, promovidas pela ABHB, são ainda mais animadores, onde se destaca a comercialização de sêmen da Braford, que atinge mais de 168 mil doses vendidas, com mais de 85% dessa genética, oriunda de criatórios brasileiros. (Veja quadro)

O relatório da Asbia faz, ainda, um comparativo da comercialização de sêmen 2009 x 2011, que mesmo, computando somente os números de seus associados, demonstra um grande aumento na comercialização de genética HB, apurando um avanço de 70,54% para a raça Braford e de 42,44% para a Hereford (mocha) no período.

Segundo o presidente da ABHB, Fernando Lopa, os números são animadores, pois o Braford moderno, ainda não é muito conhecido no Brasil Central e nem possui incentivos de grandes frigoríficos para a utilização dessa genética. ?Os números crescem na propaganda boca-a-boca, o produtor usa, percebe os ganhos reais de produtividade com a utilização da genética do Braford e comenta com outros criadores?, comenta Lopa. ?Nossa meta é dobrar a comercialização do sêmen das raças H&B nos próximos dois anos, pois o trabalho da ABHB e seus associados, dos últimos 10 anos, na certificação de animais, seja para reprodução, seja para abate, tem trazido ganhos fantásticos aos criadores de gado comercial e isso deve ser divulgado?, acrescenta Lopa.

Conforme o dirigente, em 2012, a entidade atuará fortemente na promoção das raças no centro do país. Além de divulgar os números comprobatórios de produtividade, já levantados, em pesquisas que estão em andamento junto a Embrapa e outras entidades públicas de pesquisa, organizará workshops, para informar ao criador como as raças H&B podem gerar ganhos de produtividade e aumentar a rentabilidade do seu negócio, e estará presente em diversos eventos e exposições divulgando seus programas, como o Brazilian Hereford & Braford, o Carne Certificada Pampa® e o programa de melhoramento genético PampaPlus/Embrapa, objetivando levar as vantagens, já usufruídas pelos criadores do sul do país, aos demais produtores de gado de corte no Brasil.

Fechar