A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e a Embrapa Pecuária Sul divulgaram no dia 25 de abril de 2014, no dia de Campo da PAC, os resultados das Provas de Avaliação a Campo de Reprodutores (PAC) das duas raças.
Durantes oito meses 24 touros da raça Hereford e 14 da raça Braford permaneceram dos campos experimentais da Embrapa, em Bagé (RS), em um mesmo ambiente físico e com mesmo tratamento. No final do período, foram avaliados diferentes parâmetros que definiram os resultados finais da prova.
Entre os animais da raça Hereford, o vencedor da prova foi o touro com a tatuagem C104 da Agropecuária São Pedro, de Rosemary B. Pires e filhos, do município de Alegrete. A segunda colocação ficou com o touro C056, também da mesma propriedade e o terceiro foi o touro L45, da Cabanha Sina Sina, de Alfeu de Medeiros Fleck, localizada no município de Alegrete. Já entre os participantes da raça Braford, o vencedor foi o touro 2055, da estância Rio Negro, de Gustavo e Gilberto Camponogara, do município de Bagé. Na segunda colocação ficou o touro H2130, da estância Santa Tereza, de Sucessão Dario S. Azambuja, de Arambaré e na terceira colocação acabou o touro 2334, da estância Luz de São João, de Celso Jaloto Ávila de São Gabriel.
Segundo pesquisador da Embrapa Pecuária Sul Marcos Yokoo, coordenador da PAC, o desempenho dos animais nesta prova foi bastante satisfatório. Segundo os dados avaliados, o ganho médio de peso entre os touros Braford foi de 897 gramas/dia, enquanto que na raça Hereford este ganho foi de 813 gramas/dia. ?AS PACs ajudam os produtores a selecionar aqueles touros que realmente são os melhores no seu plantel. Principalmente porque os animais que são enviados para a prova já são as melhores genéticas que os criatórios possuem?, ressaltou Yokoo.
Para o presidente da ABHB, Fernando Lopa, a PAC é mais uma ferramenta que a associação utiliza para contribuir para o melhoramento genético das raças Hereford e Braford. ?Nós estamos sempre buscando o melhoramento contínuo, como uma forma de contribuir para a atividade produtiva e também para as raças?, disse Lopa.
Ainda no Dia de Campo que apresentou os resultados da PAC, foi realizada uma palestra com a pesquisadora da Embrapa Márcia Silveira, sobre manejo de pastagens. Já o superintendente da ABHB, Alfredo Drissen, apresentou os programas de melhoramento e qualidade da carne desenvolvidas pela associação.
Para o superintendente da ABHB, Alfredo Drissen, as provas estão consolidadas por oferecer informações da funcionalidade dos animais, do ganho de peso e de aspectos morfológicos que estão baseados em programas de melhoramento genético preconizados pela entidade. ?Reunimos nesta prova animais de 13 criadores do Rio Grande do Sul. O trabalho é resultado da integração entre instituições e produtores que têm essa visão de longo prazo que é o caminho para que a pecuária de corte tenha mais eficiência e rentabilidade?, afirma.
PAC
A PAC compara dentro de um mesmo ambiente físico, reprodutores de diferentes criatórios, com a finalidade de identificar animais superiores em termos de genética, para produção de carne em sistema de pastejo. Os animais permanecem nos campos experimentais por cerca de oito meses e convivendo em um mesmo ambiente e com mesma oferta de alimentos, tornando possível avaliar quais são superiores a partir de parâmetros pré-estabelecidos.
Durante prova são avaliados diferentes quesitos, definidos em conjunto entre a ABHB e a Embrapa Pecuária Sul, como ganho de peso diário, o ganho de peso total, morfologia, área de olho de lombo, gordura subcutânea, área escrotal entre outros. Segundo o pesquisador Marcos Jun-Iti Yokoo, os animais escolhidos para participar da PAC são selecionados pelos produtores e pela associação das raças entre os melhores touros com cerca de um ano de idade. De acordo com as avaliações na PAC, os touros participantes são classificados em três categorias: Elite, Superior e Comercial.
Foram oito pesagens durante o período, com intervalos a cada 28 dias, sendo que os animais apresentaram uma média de ganho de peso de 800 a 850 gramas por dia em 196 dias de prova. A alimentação foi baseada com pastagens cultivadas de inverno e de verão, entre o intervalo delas, os animais consumiram pasto nativo.
Patrocinadores, apoiadores e participantes
Nesta edição, os patrocinadores da Prova de Avaliação à Campo foram os oficiais da ABHB, Azevedo Bento, Sicredi e Supra e o apoio foi dado pela Nutrifarma.
Os participantes da PAC 2013/2014, foram Valter José Potter da Estância Guatambu, Dom Pedrito, Gustavo e Gilberto Camponogara da Estância Rio Negro, Bagé, Carlos Edmundo Eichenberg, Estância Silêncio, Alegrete, Sucessão Dário.S.Azambuja, Estância Santa Tereza, Arambaré, Celina Gladys Albornoz Maciel, Estância Bela vista, Santana do Livramento, Alfeu de Medeiros Fleck, Cabanha Sina Sina, Alegrete, Rosemary B pires, Agropecuária São Pedro, Alegrete, Celso Jaloto Ávila Junior, Estância Luz de São João, João Souza Cavalcanti, Cabanha São Fernando, Quaraí, Ricardo e Luciano Sperotto Terra, Estância Tamanca, Santa Vitória do Palmar, Marcos Silva de Marco, condomínio Marcos Silva de Marco e outros, Santa Vitória do Palmar, Geraldo E. Pereira de Souza, Estância do Bolso, Santa Margarida do Sul.
Fonte: Embrapa Pecuária Sul adaptado pela ABHB.
Confira a seguir o resultado final completo: