Fases da pesquisa já são desenvolvidas desde 2005
A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) fez, recentemente, a doação de 150 doses de sêmen de reprodutores Braford para a Embrapa Pecuária Sul, uma das principais parceiras no desenvolvimento de pesquisas que qualificam o rebanho das raças Hereford e Braford. O material doado teve qualidade confirmada através da Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores (PAC), que também é uma parceria entre a Embrapa Pecuária Sul e ABHB, onde são apontados os melhores reprodutores através de uma gama de avaliações, como a do Ganho Médio Diário (GMD), um dos principais aspectos para a identificação dos melhores touros na cadeia produtiva da carne.
Através da doação foi dada continuidade a um trabalho de pesquisa, o Bifequali, desenvolvido desde 2005 pela Embrapa Pecuária Sul, onde foram identificados os melhores cruzamentos com ganho nos aspectos econômicos dos bovinos de corte, que demonstrou mais uma vez a qualidade do cruzamento entre a raça Hereford com raças zebuínas, que gera animais precoces e adaptados.
Segundo o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul e responsável pelo programa, Fernando Flores Cardoso, esta etapa da pesquisa, na qual as fêmeas já foram inseminadas com o sêmen dos campeões da PAC, é identificar as melhores qualidades de reprodução e habilidade maternal. Cardoso comentou ainda que a escolha, entre outras raças, pelo Braford se deu principalmente pelas características de adaptação a região, qualidade da carne, rendimento de carcaça e facilidade de terminação.
?Medimos produção e composição do leite, peso e condição corporal da vaca, peso do terneiro, intervalo entre partos, taxa de prenhes, perfil metabólico e comportamento materno-filial, entre outras características, para identificar qual a composição racial mais adequada para desmamar um terneiro pesado a cada ano nas nossas condições de criação?, concluiu o pesquisador.