Desde julho de 2006, a ABHB e o Frigorífico Mercosul vêm realizando, de forma experimental, abates através do Programa de Fomento das Raças Hereford e Braford, que em dezembro atingiu a marca de 7.000 animais abatidos.
A iniciativa visa fornecer animais para a “Carne Seleção de Britânicas”, do Frigorífico Mercosul, e estava sendo realizada com associados que tradicionalmente abatem no frigorífico, de forma a que fossem promovidos ajustes para o perfeito funcionamento. A partir de março, o programa será expandido a todos os associados, de forma definitiva, e garantirá de 2% a 10% de valorização dos animais abatidos pelos sócios no Frigorífico Mercosul, conforme a classificação de carcaça, cobertura de gordura e idade do animal, além do percentual de cumprimento dos abates programados pelo criador.
O Programa de Fomento veio para expandir o horizonte do Programa Carne Pampa, na busca de parcerias para ampliar o espaço das raças Hereford e Braford no mercado de carnes de qualidade e, ao mesmo tempo, aumentar o leque de opções do associado na busca de uma melhor remuneração na venda de seus animais. “Este programa é fruto do esforço desta diretoria em agregar mais valor aos animais das raças Hereford, Braford e suas cruzas que vão ao abate, proporcionando uma melhor remuneração ao produtor”, comenta Fernando Lopa, presidente da ABHB. “Procuramos expandir as opções ao criador, que agora terá um mercado muito maior para vender seus animais, e, conseqüentemente, incentivar a criação das raças no Brasil”, acrescenta.