A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) apóia mais uma iniciativa da PUCRS ? Uruguaiana, que está iniciando um projeto de pesquisa que visa a estudar a precocidade sexual em fêmeas das raças Hereford e Braford. O projeto, que estará sob a orientação do zootecnista Eduardo Brum Schwengber, avalia a eficiência reprodutiva, medida através da idade ao primeiro parto em diferentes proporções de genes (graus de sangue), que entram na formação da raça Braford, identificando a composição genética ideal do sistema de produção na busca de precocidade sexual.
Segundo a entidade, a participação de produtores é fundamental, já que através disto e do conseqüente incentivo às pesquisas das raças Hereford e Braford, poderão ser quantificados, no Brasil, os parâmetros produtivos, mundialmente conhecidos, que confirmam esses animais como eficientes produtores de carne de qualidade. Os animais serão avaliados na própria propriedade, não havendo custo algum para o produtor e também não precisando nenhum tipo de manejo diferenciado, além daquele habitual da propriedade, apenas a coleta de dados de estação de cobertura.
Para participar, os interessados devem entrar em contato com a ABHB, através dos telefones (53) 3242 1332 ou (53) 3241 9164.