ABHB abre inscrições para PEA 2025

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) anunciou a abertura das inscrições para a Prova de Eficiência Alimentar (PEA), que terá a entrada dos animais entre os dias 24 e 28 de março de 2025. Os interessados poderão se inscrever no período de 3 de fevereiro a 21 de março de 2025. Para participar, os animais devem ter um peso mínimo de 420 kg e máximo de 600 kg, além de serem nascidos entre 1º de julho e 31 de outubro de 2023.

“Atendendo à demanda e às solicitações dos criadores participantes da prova, e alinhando-se com as mais recentes pesquisas sobre consumo e desempenho dos animais, em parceria com a Embrapa, optou-se por realizar exclusivamente a Prova de Eficiência Alimentar (PEA). A decisão foi fundamentada em um índice desenvolvido em conjunto pelo CDT e pela Embrapa, que integra os melhores aspectos já presentes na PAC, como as características e padrões raciais e também as avaliações de carcaça aliada a eficiente alimentar em si.”, explicou o Gerente de Operações da ABHB, Felipe Medeiros.

Medeiros também comentou sobre o formato período da prova. “A prova passa a ser  realizada somente em um ambiente controlado, o que possibilita uma redução significativa na influência de fatores externos, garantindo um controle mais preciso das variáveis envolvidas. Além disso, com a diminuição do tempo de permanência dos animais na prova, conseguimos otimizar os resultados e permitir que os participantes retornem a tempo para os remates de primavera”.

A participação na prova será exclusiva para sócios da ABHB, que poderão inscrever até três animais de cada raça. Serão aceitos machos da raça Hereford (Aspado e Mocho) com registro de nascimento individual ou definitivo dos livros PO (puro de origem) e PC (puro controlado), além de machos da raça Braford de grau de sangue 38 com registro de nascimento dos livros CCG ou PS.

Os animais devem estar classificados nos 40% superiores na avaliação de sobreano em programas de performance ou avaliação genética homologada pela ABHB são eles, PampaPlus, Conexão Delta G e Promebo. É obrigatório que os candidatos apresentem exame de DNA comprobatório de paternidade para ingressar na prova e aqueles que não atenderem a essa exigência serão desclassificados.

Após a conclusão da PEA, ainda teremos duas principais novidades que será uma reedição da Prova de Emissão de Gases (PEG), indo ao encontro das questões ambientes.  Ao término da fase de avaliação dos ganhos de peso e emissão de gases, serão realizadas as avaliações fenotípicas, acompanhadas de medições ultrassonográficas e exames sanitários necessários para o ordenamento final dos animais, garantindo sua aptidão para o processo seletivo.

Para mais informações sobre os requisitos e valores de inscrição, os interessados devem consultar o regulamento clicando aqui. 

Texto: Lauren Brasil
Foto: Ricardo Moglia Pedra

Deixe um comentário

Fechar