A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e a Embrapa Pecuária Sul promovem, no próximo dia 25, um Dia de Campo para apresentar os resultados da 10ª edição da Prova de Avaliação a Campo (PAC) de reprodutores. No evento será apresentado o desempenho dos touros jovens das raças Hereford e Braford que durante cerca de oito meses permaneceram nos campos experimentais da Embrapa, em Bagé (RS), em um mesmo ambiente físico e com mesmo tratamento. Segundo os organizadores da PAC, o desempenho dos animais foi satisfatório, com um ganho médio de peso de 500 Kg no período, sendo que alguns deles possuem forte potencial comercial.
Segundo o presidente da ABHB, Fernando Lopa, as Provas de Avaliação a Campo representam o pionerismo da entidade, e dos criadores, que apostam na pesquisa para o melhoramento da produtividade na pecuária de corte. ?É uma prova totalmente a campo, onde os animais resistem a temperaturas que vão de -5 °C a + 45 °C, como neste ano, e ainda mantêm ganhos médios de peso bem significativos. As provas de desempenho contribuem com resultados sólidos de uma pesquisa para melhoria das raças frente aos grandes desafios da pecuária Brasileira?, destaca.
O objetivo da PAC de reprodutores de Hereford e Braford é comparar, dentro de um mesmo ambiente físico, reprodutores de diferentes criatórios do sul do Brasil, com a finalidade de identificar animais superiores em termos de genética, para produção de carne em sistema de pastejo. Os animais permanecem nos campos experimentais por cerca de oito meses e convivendo em um mesmo ambiente e com mesma oferta de alimentos, tornando possível avaliar quais são superiores a partir de parâmetros pré-estabelecidos.
Durante prova são avaliados diferentes quesitos, definidos em conjunto entre a ABHB e a Embrapa Pecuária Sul, como ganho de peso diário, o ganho de peso total, morfologia, área de olho de lombo, gordura subcutânea, área escrotal entre outros. Segundo o coordenador da PAC, pesquisador Marcos Jun-Iti Yokoo, os animais escolhidos para participar da PAC são selecionados pelos produtores e pela associação das raças entre os melhores touros com cerca de um ano de idade. ?Ou seja, os animais que estão entre os melhores da geração são os que participam das provas que visam justamente ver o desempenho deles em um mesmo ambiente?, ressaltou Yokoo.
De acordo com as avaliações na PAC, os touros participantes são classificados em três categorias: Elite, Superior e Comercial. De acordo com Yokoo, todos os animais que participaram da prova são excelentes e com grande potencial comercial. ?As PACs proporcionam um melhoramento genético constante das raças, propiciando assim rebanhos com maior qualidade e produtividade?, ressaltou o pesquisador.