Braford Vive Momento de Valorização em Guarapuava, no Paraná

A demanda por carne de qualidade produziu efeito sobre os currais da fazenda Vaca Branca, de Guarapuava, no Paraná. Na semana passada, o proprietário, Hamilton Moss, apresentou aos técnicos da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em seu confinamento o primeiro box exclusivo de fêmeas Braford. ?Os consumidores locais procuram produtos derivados da raça, e queremos corresponder a esta expectativa?, explica.

A fazenda confina cerca de 2,5 mil cabeças por ano desde 2009. No ano passado, a propriedade confinou aproximadamente 500 cabeças de machos Braford, e o resultado foi positivo. ?Começamos um trabalho direcionado para novilho super precoce e precoce somente em 2013, pois entramos como fornecedores da Cooperaliança (cooperativa de Guarapuava, que se especializou em carnes nobres). A meta agora é marcar presença nesse mercado com a carne Braford?, pondera Moss.

E a qualidade do trabalho desenvolvido pelos criadores do Paraná, de acordo com o Inspetor Técnico da ABHB, Marcelo Louzada, cria um cenário favorável para o desenvolvimento comercial das raças HB. ?Os criadores estão aumentando a utilização de touros Braford, registrando resultados expressivos. E o exemplo da fazenda Vaca Branca é emblemático. A propriedade já está entregando animais precoces, e executando valores bem acima da média do mercado?, revela.

A ABHB, através do Programa Carne Pampa ®, aposta que projetos como este vão crescer cada vez mais no estado do Paraná. O objetivo é completar o ciclo de agregação de valor, que começa com a escolha da genética, e termina nas gôndolas dos melhores supermercados, atendendo os consumidores mais exigentes.

Fechar