O Projeto Setorial Brazilian Hereford & Braford (BHB), parceria entre Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), realiza mais uma edição do BHB Imagem Brasil, desta vez junto à Expodireto Cotrijal 2014. O evento acontece de 10 a 14 de março, em Não-Me-Toque (RS).
Para a Gerente de Promoção Comercial Internacional do BHB, Letícia Matas, agricultura e pecuária andam cada vez mais unidas, e a Expodireto, que começou sendo uma feira agrícola, hoje atrai olhares de investidores do setor do agronegócio de todas as partes do mundo, e como o BHB, busca sempre aproximar seus associados do mercado internacional realizar o BHB Imagem Brasil no movimentado Pavilhão Internacional deste evento é de extrema importância. Participação da feira organizada pela Cotrijal o Gerente do Projeto e Presidente da ABHB, Fernando Lopa, Jaqueline Teixeira, Coordenadora de Marketing da ABHB, e Leticia Matas.
Durante a quarta-feira, 12, o BHB estará realizando reuniões com delegações oriundas da China, Rússia, Iraque, Irã e Nigéria. No dia seguinte pela manhã será ministrada uma palestra no auditório do próprio pavilhão, apresentando a ABHB, as raças Hereford e Braford e o Projeto BHB.
Sobre a Expodireto
Feira internacional, a Expodireto Cotrijal projeta a visita de muitos estrangeiros para 2014. Mais de 75 países já confirmaram presença, muitos deles reforçados pela participação de embaixadores e até de seus presidentes, caso do Gabão e da Guiné Equatoriana. A expectativa é muito grande, não só pela possibilidade de bons negócios, como também de uma maior integração social, econômica e cultural entre nações.
No ano passado, a 14ª edição do evento superou as principais feiras do país em número de visitantes. Em cinco dias, 223.400 pessoas passaram pelo parque de 84 hectares, 20% a mais do que no ano anterior. Os negócios concretizados pelos 481 expositores tiveram incremento ainda mais significativo: 128% em relação a 2012, chegando a R$ 2,5 bilhões. O crescimento maior das vendas ocorreu através dos bancos de fábrica, que fecharam R$ 430 milhões em negócios, totalizando 205% a mais do que no ano anterior. As instituições bancárias presentes na feira, responsáveis por grande volume de recursos, financiaram R$ 1,7 bilhão, número 122% maior em relação a 2012.
O Pavilhão Internacional também registrou grande evolução de vendas. As rodadas de negócios, realizadas diretamente nos estandes dos expositores, resultaram em aumento de 132% em relação à 13ª edição, totalizando R$ 237 milhões (R$ 80 milhões só de arroz). Setenta e quatro delegações estrangeiras participaram da Expodireto Cotrijal em 2013, com um interesse comum: importar produtos alimentícios e máquinas agrícolas de qualidade. Espanha, Nigéria e Gana, por exemplo, já mantêm negócios com o Rio Grande do Sul e na feira encontram a oportunidade de se reunir com vários fornecedores desses produtos. Além disso, ela também proporciona a troca de conhecimento e experiências.