O nelore reina supremo nos campos da Bahia. E a genética HB pode contribuir com o seu processo de intensificação da produção de carne através do cruzamento industrial. O interesse dos baianos neste processo foi reforçado durante a 26ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), que acontece em Salvador. ?O rebanho local é grande, e os pecuaristas estão convencidos de que podemos contribuir para o aumento da produtividade?, explica o superintendente administrativo da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Alfredo Drissen.
Em sua segunda participação na Fenagro, a ABHB consolida a relação com os baianos. E não é por acaso. Com rebanho estimado em aproximadamente 11,6 milhões de cabeças, a pecuária da Bahia demonstra um potencial que atrai a Associação. ?A ABHB está preparada para fazer parte deste cenário de expansão que começa a ser tratado pelos criadores do Estado?, pondera Drissen, ao destacar que a entidade já avalia a possibilidade de participar de outros eventos do calendário baiano.
?A receita é simples?, explica Celso Jaloto, diretor da ABHB presente na Feira. ?Inseminar com Hereford nacional as fêmeas nelore e, principalmente as azebuadas, e com o Braford as F1 de outros cruzamentos de taurinos com nelore, e o resultado desses cruzamentos, usar Braford, de preferência nacional, em inseminação ou em monta. É sucesso garantido?.
A Fenagro, que encerra no dia 8, é realizada pela Associação de Criadores da Bahia e conta com 800 expositores. A feira reúne produtos da agropecuária incluindo a comercialização de animais, maquinários, implementos e financiamentos agrícolas. A expectativa é de movimentar mais de R$ 100 milhões.