Curso de Melhoramento de Bovinos de Corte do PampaPlus tem a prática, entre outros aspectos, como grande diferencial.
Estamos a menos de um mês do 4º Curso de Melhoramento de Bovinos de Corte do PampaPlus, uma parceria entre Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NESPRO ? UFRGS), que acontece entre os dias 22 e 24 de março no auditório da Faculdade de Agronomia da UFRGS, em Porto Alegre/RS.
Em suas três edições já realizadas, somam-se cerca de 400 participantes, entre alunos, técnicos criadores e público afim. Os motivos para o curso ter alcançado tamanho sucesso são principalmente o alto nível dos palestrantes, o baixo custo para a inscrição, comparado a outros cursos na área, e também a um importante diferencial: uma apresentação técnica que, de forma prática, arremata os conhecimentos adquiridos durante as palestras.
Este ano, a visitação será na Estância Santa Tereza, de Paulo Azambuja, vencedor da última Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford (PAC) no ano de 2011. A PAC é uma prova diretamente ligada ao melhoramento genético e seus resultados no campo.
Para o Medico Veterinário Joal José Brazzale Leal, Mestre em reprodução animal e pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, a importância da parte prática do curso está justamente em fazer a manutenção da parte mais subjetiva, durante as palestras do auditório.
-?Podemos dizer que este é um dos grandes diferenciais do Curso do PampaPlus. Nós vamos a campo demonstrar aos participantes os resultados do melhoramento genético. Para isso é muito importante irmos a um bom criatório, como é o caso da Santa Tereza, que venceu a PAC em 2011?, disse o pesquisador.
Durante a prática, que acontece no dia 24, entre 8h45m e 12h, o pesquisador será responsável pela parte de Melhoramento Através da Utilização de Touros Jovens Provados na PAC e pela Prática Zootécnica e Funcional em Bovinos de Corte, juntamente com o Inspetor Técnico da ABHB, Médico Veterinário Gustavo Isaacsson.
Segundo Isaacsson, o Curso abrange todos os aspectos teóricos necessários aos participantes.
-?Nosso trabalho, durante a prática, será o de ligar a teoria com o trabalho de campo. Vamos demonstrar os frutos do programa genético PampaPlus, ratificando como deve ser feito na propriedade. A Estância Santa Tereza é um ótimo lugar para esse fim?, disse o Inspetor Técnico.