bhb Busca Junto ao Mapa Habilitação Para Empresa Associada Exportar Material Genético

O Projeto Brazilian Hereford & Braford (BHB) protocolou junto ao Serviço de Saúde Animal da Delegacia do Ministério da Agricultura (MAPA) do Rio Grande do Sul, a resposta ao Pedido de Informações do ICA (Instituto Colombiano Agropecuário) de central e coleta de material genético, associada ao BHB, visando a habilitação para exportar material genético bovino à Colômbia.

O documento foi entregue pela gerente de Promoção Comercial Internacional do BHB, Luciana Bueno, à fiscal federal agropecuária do Serviço de Saúde Animal do MAPA/RS, responsável pela análise, Dra. Vanessa Bandeira. A reunião ocorreu nessa quinta-feira (15/12), na sede do MAPA/RS, em Porto Alegre. Vanessa se comprometeu a analisar o documento e agendar vistoria na empresa, localizada no Rio Grande do Sul, para, então, encaminhar o material final ao Ministério, em Brasília. A partir disso, o MAPA se encarregará de enviar a documentação ao Instituto Colombiano Agropecuário (ICA).

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), que realiza a gestão do BHB, informa que tem trabalhado para que o MAPA proceda as averiguações para atestar a veracidade das informações prestadas pela central em resposta aos questionamentos do ICA, por entender que esse passo é fundamental para a abertura dos mercados da Colômbia. O apoio da Entidade é de grande importância neste momento para dar a segurança aos empresários brasileiros, que têm realizado constantes missões à Colômbia, mostrando as qualidades genéticas dos Herefords e Brafords brasileiros, de que poderão cumprir com os diversos pedidos de genética brasileira feitos pelos colombianos. A partir desta habilitação, a central, que já exporta para diversos países sul-americanos, iniciará os processos de preparação e coleta de material genético habilitados à exportação para Colômbia, a luz dos protocolos sanitários vigentes.

?Esperamos um desfecho ainda na 1ª quinzena de janeiro, pois se trata somente de um aval oficial que a empresa tem condições de realizar todos os procedimentos e exames solicitados nos protocolos sanitários vigentes?, explica Fernando Lopa, presidente da ABHB e atual gestor do Projeto BHB. ?Apesar de estarmos em época de férias, estamos contando com apoio e compreensão do MAPA para termos a primeira central brasileira habilitada a exportar embriões pela técnica de transferência de embriões?, conclui Lopa.
O Projeto Brazilian Hereford & Braford (BHB) está indo para o seu quarto ano e conta com 33 empresas associadas produtoras de genética Hereford e Braford e de produtos e serviços agropecuários.

Fechar