O 4º Remate de produção da Agropecuária São Jorge, de Sandokan Baptista Pinto, realizado no último domingo (21/08), é mais um exemplo de sucesso e força das raças Hereford e Braford pelo Brasil. Com pista limpa ao longo das 5 horas de remate, a Agropecuária São Jorge, que vem investindo fortemente na raça Hereford nos últimos 5 anos, realizou um leilão histórico no Paraná, com um lote de bois cruzados Hereford alcançando o valor de 7 reais por quilo. Outro destaque, foi para a valorização de novilhas Hereford controladas de 16 meses, ainda vazias, que foram comercializadas a R$ 3.500,00.
O preço top do remate foi do touro PO Maac Gregory Justa Bunner 4905, comprado por 12 mil reais por Elias José Sfair de Paulo Frontin, Paraná.Sfair também foi o comprador de 12 novilhas PC, sendo o maior comprador do 4º Remate da Agropecuária São Jorge. A media para os reprodutores PC ficou em 6 mil reais.
Para o proprietário da Agropecuária São Jorge, Sandokan Baptista Pinto ?a cada ano a São Jorge tem procurado aprimorar e melhorar geneticamente seu rebanho, para poder oferecer produtos de alta qualidade para seus cliente?. ?Apesar deste ano o inverno ter sido extremamente rigoroso, comprometendo as pastagens, o preço do gado, assim como a sua qualidade, mantiveram-se num ótimo padrão, superando os preços do remate de 2010?, comemora o criador.
O Presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Fernando Lopa, que esteve presente pelo segundo ano consecutivo ao único evento chancelado da ABHB no Paraná, falou para o público de mais de 200 pessoas presentes no leilão, sobre a força da genética HB no país e, também no mundo, dos programas de qualidade de carne, do trabalho série dos técnicos da ABHB buscando a excelência na certificação dos reprodutores e matrizes HB. Também , ressaltou o trabalho de divulgação das raças no Paraná feito pelo Agropecuária São Jorge e da qualidade dos animais apresentados. “Nosso marketing se faz através dos resultados a campo, no boca-a-boca, quem usa a genética HB vê resultado no bolso”, justifica Lopa, ao ser indagado sobre o sucesso do evento. “O trabalho no Paraná está se consolidando, há 4 anos a ABHB retomou com força os contatos no estado mostrando essa nova força genética HB, e agora, estamos colhendo os resultados, pois outros remates das raças no Paraná também vem apresentando bons resultados”, comemora Lopa.
Ainda no Paraná, em Guarapuava, aconteceu o Remate Dois Amigos, dos criadores Alaor e Max Ted Teixeira e José Hamilton Moss Filho. Mesmo não sendo Chancelado pela ABHB, o remate, que aconteceu durante a Expoguá, vendeu 36 fêmeas Hereford, fazendo média de 3 mil reais para as vacas prenhas e 2,4 mil para as vazias. Para o machos a média ficou em 5,6 mil com a venda de 7 touros Braford. O maior investidor da raça Hereford foi o Secretário de Obras e Urbanismo do Estado do Paraná, senhor Cezar Silvestri. O grupo de criadores do Paraná desde o ano passado está se mobilizando para a fundação de um Núcleo Regional de Criadores de Hereford e Braford.