ABHB e Apex-brasil Apresentam Resultados do Brazilian Hereford & Braford

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) apresentaram neste domingo (28), durante a 34ª Expointer, os resultados do Projeto Brazilian Hereford & Braford (BHB), iniciado em 2009 com o objetivo de promover a exportação da genética brasileira das duas raças.

A ação, realizada no estande da Apex-Brasil, no Pavilhão Internacional do Parque Assis Brasil, em Esteio (RS), contou com a presença do presidente da ABHB, Fernando Lopa, do presidente da Apex-Brasil, Maurício Borges, do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alessandro Teixeira, e do diretor administrativo da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Francisco Schardong, entre outras autoridades.

Fernando Lopa lembrou que o BHB iniciou suas atividades com 12 estabelecimentos, contando atualmente com 27 empresas que estão mostrando no exterior a força e o potencial dos produtores brasileiros. Segundo ele, a movimentação total das empresas que integram o projeto foi de US$ 145 milhões em 2010 com a venda de genética Hereford e Braford, insumos, produtos veterinários e outros serviços. ?Computadas apenas as transações do primeiro trimestre, o BHB já movimentou US$ 48 milhõesneste ano?, comemora Lopa, adiantando que a meta do projeto é chegar a US$ 200 milhões até o final de 2011.

Lançado durante a Expointer 2009 e renovado por mais dois anos durante o mesmo evento em 2010, o BHB conta com investimentos de R$ 1,7 milhão até 2012 para promover as exportações da genética das raças Hereford e Braford.?Acreditamos que, por intermédio de nosso projeto com a ABHB, daremos a oportunidade ao mundo de conhecer a qualidade da genética e dos produtos brasileiros, contribuindo para a eficiência de resultados de forma sustentável, socialmente justa e ambientalmente correta”, reforça o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, ressaltando o empenho e o profissionalismo com que a ABHB vem conduzindo as ações do projeto. O próximo desafio, segundo ele, é refletir sobre novas ações visando a abertura de outros mercados.

Gestor de projetos da Apex-Brasil, Avay Miranda destaca o visível amadurecimento das empresas que integram o BHB, que passaram a tratar seus negócios com uma visão mais empresarial, investindo mais na divulgação de seus produtos através de ações de comunicação e marketing, por exemplo. ?Há três anos o Brasil era apenas um importador de genética bovina. Agora, estamos mostrando ao mundo que temos o melhor material genético para produzir carne de qualidade?, destaca, projetando um crescimento médio de 20% ao ano nas movimentações financeiras do BHB.
Fernando Lopa apresentou ainda as ações já realizadas pelo Brazilian Hereford & Braford em 2011, como as visitas de jornalistas e potenciais compradores russos, bolivianos e colombianos, que estiveram conhecendo criatórios gaúchos no início do ano, e a participação de produtores brasileiros em exposições agropecuárias em São Paulo, Colômbia e Paraguai, nos meses de junho e julho. O dirigente lembrou ainda que uma comitiva estrangeira está em missão pelo interior do Rio Grande do Sul visitandocriatórios das raças Hereford e Braford e centrais de inseminação artificial, destacando dentre os participantes a presença da Secretária Geral do World Hereford Council – Conselho Mundial da Raça Hereford, Jan Wills, que a partir desta segunda-feira (29) estará acompanhando os julgamentos das raças HB na Expointer 2011.

Durante o evento foi servido aos convidados um assado de carne Hereford e Braford proveniente do Programa Carne Certificada Pampa®, programa de certificação de carne de qualidade da ABHB.

Hereford e Braford na Expointer 2011 tem o patrocínio oficial da Azevedo Bento, patrocínio Ourofino Agronegócio, TreoACE e TopTag (Pfizer) e apoio da Allflex e Colpo & Corsini.

Fechar