Ainda pré-candidata ao Governo do Estado, a Governadora eleita Yeda Crusius (PSDB) recebeu o presidente da ABHB, Fernando Lopa, e representantes do setor pecuário em Alegrete no dia 3 de junho. Na oportunidade ela ouviu os principais pleitos do setor, bem como, assistiu a uma exposição da situação da pecuária no Estado e medidas reais a serem tomadas para alavancar a economia da metade sul.
Yeda foi solícita e atenta quando Lopa apontou, entre outras medidas, a necessidade de alongamento para 5 anos do crédito de retenção de matrizes e aquisição de reprodutores, a adequação do período de pagamento do custeio pecuário para 3 anos de forma a se adequar ao ciclo pecuário, acompanhado da triplicação do limite de crédito de custeio por produtor. Outras medidas ainda foram sugeridas, como a criação de linhas de crédito a pecuaristas familiares (de 50 a 500 ha), que hoje ficam a margem do crédito oficial. Ainda foi solicitada a redução de impostos para toda a cadeia da carne, dando mais competitividade ao setor e incentivos a exportação, já que o Estado tem todas as condições de abastecer o mercado mundial com carne de qualidade.
A então candidata Yeda comprometeu-se em avaliar as reivindicações do setor e fazer o possível para melhorar a situação dos pecuaristas que, junto com os agricultores, são a base da economia do Estado. Com a sua ascensão ao Palácio Piratini o setor espera ter mais abertura para reivindicar e sugerir medidas ao Governo do Estado, abrindo um diálogo franco e direto com a Governadora.