Reportagem no caderno Campo e Lavoura, de Zero Hora desta sexta-feira, destaca a história da raça Hereford no Brasil. Intitulada ?Excelência Centenária? a reportagem do jornalista Leandro Belles descreve a raça Hereford como uma raça de qualidade e rusticidade.
Confira trechos da reportagem:
?Há cem anos chegavam aos verdes campos da região da Campanha touros representantes de duas raças britânicas que revolucionaram a pecuária do Rio Grande do Sul. O pioneirismo dos criadores em 1906 se reflete hoje na qualidade e excelência genética que alcançou o rebanho gaúcho.
Foi no coração do pampa, no município de Bagé, que começou a história das raças britânicas no Brasil. Foi em 1906 que o pecuarista Laurindo Brasil iniciou a criação de hereford nos pastos brasileiros. O touro veio da Argentina e marcou na Campanha uma mudança no perfil da pecuária do Estado.?
?Há 60 anos a família Avancini apostou em uma raça que se adaptou facilmente aos campos da Estância Santa Maria, em Bagé. Hoje são 11 mil cabeças que, com genética de qualidade, garantem aos seus proprietários o reconhecimento em todos os cantos do país.
– A raça hereford é indicada para quem quer resultados. Ele é um animal de maior tamanho, ganho rápido de peso e tem como principal característica a rusticidade – justifica Gedeão Avancini, 31 anos, que nos remates deste ano obteve boas vendas com os touros de sua propriedade.
O presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Fernando Lopa, é um dos maiores entusiastas. Criador em Alegrete – a família tem tradição de 80 anos com hereford – incentiva outros produtores a apostarem na raça:
– O hereford tem o acabamento que o mercado quer: carne macia e oferece os cortes de carne pedidos.?