ABHB Realiza 4ª Jornada Técnica

Durante os dias 19 e 20 de dezembro, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) promoveu sua 4ª Jornada Técnica. O evento, destinado aos técnicos e membros do Conselho Técnico da entidade, foi realizado na sede da Associação e na Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS).

O primeiro dia do encontro iniciou com palestra do presidente da ABHB, Fernando Lopa, que teve como tema o planejamento estratégico implantado desde o ano de 2006 na entidade. Na ocasião, os profissionais buscaram avaliar as principais atividades do ano, além de debaterem futuras modificações e melhoramentos na área que atuam, assim como a seleção de animais e julgamento em Exposições das raças.

No dia 19, também como parte das atividades, a ABHB promoveu em sua sede um churrasco de confraternização de fim de ano para os técnicos, funcionárias e convidados. Na ocasião, foi homenageado o ex-presidente Dr. Luis Carlos Velloso Brum, reconhecimento por suas ações em favor da criação da raça Braford.

No dia seguinte, com encontro na sede da Embrapa Pecuária Sul Bagé, os técnicos assistiram à apresentação do Projeto de Avaliação de desempenho da raça Hereford, pura ou em sistemas de cruzamento no ambiente dos Campos Sulbrasileiros, que integra o convênio firmado pela ABHB e pela Embrapa em outubro de 2007. A palestra foi ministrada pelo Dr. Fernando Flores Cardoso.

?Foi uma excelente oportunidade de troca de experiências com os técnicos da Associação. Apresentamos nossos projetos em andamento e tivemos uma discussão muito rica sobre questões de pesquisa, inclusive com demandas de respostas científicas para observações empíricas dos técnicos nas atividades de campo. Essa integração irá enriquecer tanto o trabalho dos técnicos quanto da pesquisa?, destacou Cardoso.

Com trabalho de mangueira, sob inspeção zootécnica inicial de ventres Hereford provenientes das Estâncias Santa Maria e São Pedro, ambas de Bagé, Fazendas Irapuá, de Cachoeira do Sul, Estância Guatambu e Zart Condomínio Agropecuário, da cidade de Dom Pedrito, Agropecuária Caty e Cabanha São Fernando, localizadas em Quaraí, Estância Reculuta, de Santana do Livramento e Cabanha São Manoel, de Alegrete, que totalizaram 49 animais, recebidos pela Embrapa para o Projeto, com os doutores Júlio Barcellos, Joal Brazalle e Fernando Cardoso, encerraram – se as atividades da Jornada na sede da entidade.

?Fazendo uma retrospectiva do ano de 2007 e projetando o ano de 2008, percebe-se um envolvimento e profissionalismo do corpo técnico, cada vez mais presente na Associação?, destacou Júlio Barcellos. ?Essas percepções e atitudes vão sempre ao encontro da Visão Estratégica da Atual Diretoria, que busca a valorização da produção – A CARNE DAS RAÇAS HEREFORD E BRAFORD – produto final de toda atividade dos criadores?, salientou ainda.

Após, os técnicos deslocaram ? se para a Estância Santa Genoveva, onde foram recebidos pelo proprietário do estabelecimento, Renato Kalil, quando, sob inspeção zootécnica de ventres e machos Braford (Genótipos Nelore x Brahma), realizaram novo trabalho de mangueira.

?Tivemos a oportunidade de avaliar um excelente plantel de Braford 3/8, ½ sangue, com cria ao pé?, comentou, entusiasmado, Pedro Gonzalez Brasil, técnico da ABHB. ?Realmente um plantel que conceitua os padrões do Braford e nos permite, ainda, uma avaliação de metas e objetivos dentro da raça?, completou Pedro. Para ele, as atividades realizadas no encontro proporcionaram uma reciclagem profissional para técnicos e diretoria da ABHB.

Fernando Lopa, presidente da ABHB, ressalta: “Encerramos o ano com chave de ouro e já pensando na seleção dos animais para 2008?. Ele acrescenta: ?Buscamos a qualidade máxima no serviço de seleção de animais, realizado pelos nossos técnicos de campo credenciados, ao firmar o convênio com a Embrapa, uma instituição de pesquisa de renome internacional. Com a remontagem do plantel Hereford da Embrapa, nossos técnicos se manterão sempre atualizados quanto aos resultados de produção, oriundos das pesquisas com a raça, aumentando a troca de informação com os pesquisadores, a fim de que procurem selecionar sempre o animal mais produtivo e rentável para o criador”.

Fechar