Curso de Melhoramento Genético Encerra com Novas Expectativas de Produtores na Região

Um espetáculo de prática e conhecimento encerrou as atividades nesta quinta-feira, 12 de março, o 1º Curso de Melhoramento Genético de Bovinos de Corte, promovido pelas unidades de pesquisa Gado de Corte e Pecuária Sul da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ? Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Associação Brasileira de Hereford e Braford.(ABHB). O evento reuniu cerca de 90 participantes, com o acompanhamento de 15 instrutores, que mostraram através de suas experiências e novas metodologias de trabalho, um novo conceito de pecuária, ou seja, uma área tratada como negócio.

O tema do curso demonstrou o interesse e a participação representativa de um público, que se reuniu na sede da Embrapa, durante três dias, vindo de Porto Alegre, Rosário do Sul, Dom Pedrito, Tupanciretã, Alegrete, Pelotas, Livramento, Capão do Leão, São Gabriel, Itaqui, Uruguaiana e também de Montevidéo, Uruguai.
Embora o curso tenha enfocado as raças Hereford e Braford, segundo os organizadores, sua sustentação técnica e científica envolve também as demais raças de pecuária de corte.

Práticas a campo
Na última manhã de curso, na quinta-feira, o instrutor e pesquisador Joal Brazzale Leal, da Embrapa Pecuária Sul motivou o grupo a ter um ?olhar? diferenciado para os animais. Segundo ele é preciso querer ver o que existe por trás do couro daquele bovino. ?É preciso que se dêem conta que os ossos são muitos importantes, que seu tamanho pode nos indicar um critério de maior resistência; que o comprimento do lombo, nos indica uma carcaça mais farta, que não é pelo tamanho de suas pernas que julgamos sua qualidade, entre outros detalhes que os nossos olhos podem selecionar, mas que podem direcionar a uma avaliação mais subjetiva?, falou Joal.
Joal conduziu o grupo para duas áreas experimentais da Embrapa, as quais apresentaram rebanhos Hereford e Braford. À tarde, conheceram exemplares na Estância Dona Genoveva, no município de Bagé-RS.

Novos cursos
Este foi o primeiro curso nesta área de melhoramento genético nesta região, que segundo um dos organizadores e pesquisador Fernando Flores Cardoso, da Embrapa Pecuária Sul, não havia sido realizado um evento deste porte, com a qualidade de informações e a contribuição de importantes palestrantes. ?O que fizemos foi adaptar um programa de curso realizado há anos pela Embrapa Gado de Corte, adequando-o a nossa realidade, utilizando especialistas também daqui do Estado. O treinamento apresentou de forma global todos os aspectos do melhoramento genético, e ficou com uma programação de alto nível?, concluiu o pesquisador.
Para a responsável técnica da ABHB, médica-veterinária Thaís Lopa, a iniciativa de realização deste curso só veio a confirmar sua intuição. ?O curso veio preencher lacunas no mercado rural, principalmente, nesta área de produção. A nossa intenção é realizar um curso anual até por que teremos que fazer todo o ano um treinamento para os integrantes do Programa PampaPlus, então, acredita-se que essa realização será de novas seqüências?, explica Thaís.

Opiniões
?Achei o curso interessante, pois está se partindo para trabalhar com a formação de base, que é o produtor rural, implementando novas metodologias de melhoramento genético nos rebanhos do Brasil e fronteira?, Marcelo Mendonça, Rivera-Uruguai
?Achei importante o evento por ter mostrado a união dos associados da Hereford e da Braford em querer melhorias para produção pecuária da região, além é claro, dos pesquisadores da Embrapa, vindo de fora, do Mato Grosso, que nos mostraram uma outra experiência?, Felipe Bartem, Pelotas;
?Esclareci muitas dúvidas, como por exemplo, os processos de descarte, como fazer a seleção das matrizes, o uso dos touros; de repente, a gente se dá conta que começamos a produzir sempre o mesmo estilo de produto e a fazer o mesmo trabalho, aí, não tem espaço para as mudanças. Estou saindo deste curso muito satisfeita, com as informações que levo para minha rotina que são as questões referentes o que eu devo fazer para selecionar, o que teremos de terneiros, de nascimentos, enfim, para melhorar esta parte na nossa propriedade rural?, Patrícia Saraiva Camerini, de Alegrete.
A matéria é de Cristiane Betemps, publicada no site da Embrapa, resumida e adaptada pela ASCOM

Fechar