Encerrou ontem no final da tarde a 7ª edição do Curso de Atualização e Julgamento Dr. Jacob Momm Filho com a participação de 59 alunos das mais diversas partes do Rio Grande do Sul e ainda de Santa Catarina e do vizinho Uruguai. São mais 59 pessoas com capacitação e qualificação para trabalharem com as raças hereford e braford.
Os alunos tiveram acesso ao um alto nível de informações teóricas através das palestras de importantes pesquisadores da área e específicamente para as raças Hereford e Braford. Dra. Thais Lopa, Dr. Joal Brazzale Leal, Dr. Gustavo Isaacsson, Dr. Pedro Brasil, Dr. Fernando Cardoso, Dr. Luiz Rafael Lagreca, Dr. Mário Saraiva de Macedo, Dr. José Luiz Quadro, Dr. Marcelo Martins Guimarães e o Dr. Vinicius Lampert foram os responsáveis pelos trabalhos científicos e práticos passados aos alunos.
No segundo dia com aulas práticas e trabalho com animais a galpão as aulas foram até o anoitecer sem comprometer a atenção e a disponibilidade dos alunos em aprender. Durante as práticas foram examinados animais hereford e braford, a galpão e rústicos.
A prova de avaliação e a entrega dos resultados, são sem dúvida os momentos mais esperados e que geram maior expectativa nos alunos. A prova foi realizada ontem (15/04) no final da tarde e a entrega dos resultados instantes depois. O primeiro lugar ficou com Rafael Momm, filho do Dr. Jacob Momm Filho que dá nome ao curso da ABHB, no segundo lugar ficaram empatados o estudante Júlio Costa de Assis Brasil Filho e o criador Paulo Azambuja, da estância Santa Theresa.
A Associação Brasileira de Hereford e Braford e o Núcleo Fronteira Oeste tiveram como parceiros em mais esta empreitada a Embrapa CPPSul, PUC ? RS, Nespro/Ufrgs e o Sindicato Rural de Alegrete. E contaram com a importante colaboração dos patrocinadores Ourofino Agronegócio, ABS Pecplan, Frigorífico Silva, Carne Hereford Zaffari e com o apoio da Tortuga e Agenda Remates de Alegrete.
“A realização desta 7ª edição traz para nossa entidade a satisfação de estarmos trabalhando não só em pról da difusão das raças Hereford e Braford mas na qualificação de nossos criadores e técnicos que atuam na pecuária”, comenta Fernando Lopa, presidente da ABHB. “Pelo curso já passaram mais de 350 alunos, com presença de participantes de vários estados e até do Uruguai. A melhoria da rentabilidade do produtor passa sem dúvida pela qualificação técnica”, relembra Lopa.