Aconteceu no dia 26 de fevereiro, a última reunião da gestão 2021/24 do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). O encontro, que reuniu o presidente do CDT, Paulo Azambuja, e os membros do Conselho Técnico, serviu para avaliação das ações desenvolvidas ao longo desta gestão, apreciação das demandas e resoluções.
Entre as ações, está a definição da obrigatoriedade de comprovação de paternidade através de exame de DNA, de todos os animais das raças Hereford e Braford participantes das exposições Nacional e Expointer, a alteração no formato de votação dos jurados Exposição Nacional e Expointer, pontuação e cronograma do Ranking Nacional de Criadores e retirada da não obrigatoriedade da tosa rente ao pelo da raça Hereford.
O Conselho também destaca criação do índice real carcaça e novas premiações do Pampaplus, além de algumas alterações no Regulamento de Registro Genealógico com melhorias e facilidade para os criadores, como alteração no prazo de comunicados de fêmeas OD e no livro PS.
Segundo o Presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT), Paulo Azambuja, esse triênio foi extremamente proveitoso. “Durante esses 3 anos debatemos e discutimos uma série de demandas, técnicas e administrativas. Mas considero que nós atuamos bastante nos quatro pilares que acho que um conselho técnico tem que atuar, nos programas de melhoramento, nas exposições, na questão dos registros e nas provas de desempenho.
Dentro de cada um desses pilares nós tivemos uma série de decisões muito importantes para o desenvolvimento das raças e para sequência de todo nosso trabalho e dos conselhos futuros que são tão importantes”, afirma.
Confira as modificações completas aqui.
Fotos e Texto: Bianca Vaz