Prova de Avaliação a Campo inicia nos campos da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS)

Os animais participantes da Prova de Avaliação a Campo (PAC) e Prova de Eficiência Alimentar (PEA) já chegaram nos campos da Embrapa Pecuária Sul. Após um ano, a prova retorna reunindo genética de diferentes propriedades sob as mesmas condições de manejo nutricional e sanitário visando encontrar o reprodutor que melhor expresse as características de sua raça.

Considerada a número um em ganho de peso, a prova que é uma parceria entre a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e Embrapa Pecuária Sul, chega a sua 28ª edição PAC Braford e conta com 13 animais participantes.

“Ficamos muito felizes com a retomada destas importantes provas para o melhoramento genético continuo das raças. Um excelente trabalho que visa identificar animais superiores em termos de genética para produção de carne de qualidade. Aproveito para agradecer a todos os criatórios que acreditam nas provas e se fazem presente em mais esta edição”, destacou Felipe Azambuja, Gerente de Operações e da Carne Hereford.

Após a admissão dos animais, que cumprem os critérios obrigatórios para participação da prova, são avaliados diferentes quesitos, está fase compreende três etapas: adaptação, avaliação a campo e avaliação com suplementação.

A adaptação dos animais deverá ser de no mínimo 14 e no máximo de 21 dias após a chegada do último animal. A pesagem inicial dessa fase será feita quatro dias após a chegada do último animal e depois a cada 14 dias, iniciando-se a prova quando 80% ou mais dos animais estiverem com ganho diário médio positivo ou ao final período máximo dessa fase, o que ocorrer primeiro.

Durante a fase de avaliação totalmente a campo os animais serão submetidos a uma dieta com base em forrageiras ou mesmo pastagens nativas. Se necessário no decorrer dessa fase, os animais terão acesso, via cocho e suplementos minerais, de acordo com a qualidade da oferta forrageira e com os requerimentos nutricionais dos bovinos testados.

Ao término da fase de avaliação de ganho de peso, serão realizadas as avaliações fenotípicas, as medidas de ultrassom e os exames sanitários necessários a se realizar o ordenamento final dos animais. Após o encerramento da PAC, os animais serão confinados por 90 dias, para ser realizada a PEA, que possui metodologia e resultados independentes da PAC.

As provas são uma ótima oportunidade de testar a genética que é selecionada em nível de propriedade e saber o comportamento em relação à outras genéticas no mesmo ambiente, auxiliando no resultado positivo da reprodução e do melhoramento genético.

 

 

Texto: Lauren Brasil
Foto: Arquivo ABHB
Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar