A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) atenta para mudanças na pré-admissão para 45ª Expointer. Conforme o Comitê de Organização da Exposição (COE), a atividade será em um formato diferente e prévio à programação da feira.
A equipe do comitê passa a receber, através de e-mail [email protected] por meio de mídias (fotos e vídeos), dúvidas dos expositores, no qual serão analisadas e, caso necessário, a Associação disponibilizará uma visita técnica na propriedade.
Importante destacar também que, a indicação de desclassificação dos animais do Julgamento de Admissão, será realizada pelos Jurados de admissão e em comum acordo do COE, sendo assim emitido um atestado e enviado ao expositor.
Conforme o regulamento da exposição, disponível AQUI, ART 41 §3º – Os Jurados de admissão poderão desclassificar animais que apresentem defeitos congênitos ou adquiridos, que prejudiquem esteticamente a exibição do animal na pista de julgamento, mesmo que não prejudicando suas funções zootécnicas, podendo, o expositor, recorrer a Comissão, que promulgará sua decisão por maioria, sendo esta inapelável.
O COE ainda destaca que, os principais problemas ocorridos e que prejudicam os animais esteticamente são: abcessos e lesões, problemas adquiridos em aprumos e conformidades morfológicas. Outros fatores cruciais são: falta de preparo adequado para a categoria, por esse motivo colocamos a média e peso mínimo em cada categoria nos últimos três anos de Expointer. Confira aqui e confira a tabela de peso mínimo e média por categoria.
Todos os animais admitidos devem, obrigatoriamente, comparecer à pista, inclusive animais ao pé das fêmeas. Exceto que apresente um atestado à COE, autorizando a ausência do animal para o julgamento.
O expositor que sentir-se prejudicado, quanto à desclassificações realizadas, poderá recorrer da decisão encaminhando seu pedido, por escrito, à Administração da ABHB, que promulgará sua decisão por maioria, sendo esta inapelável.
Ainda como novidade para esta edição da Expointer, o catálogo dos animais admitidos será enviado para todos expositores via WhatsApp, informados na ficha de inscrição, após término de processamentos de dados pela ABHB. Sendo assim, o criador terá uma hora para verificação dos dados e se necessário comunicar à COE, e solicitar aferição das informações. O dado referente à pesagem dos animais, deve ser verificado, ainda, durante a admissão, exceto erro de digitação no catálogo.
Mais informações podem ser obtidas com o Comitê de Organização da Exposição.
Presidente do CDT: Paulo Schermann Azambuja
Inspetores Técnicos: Ricardo Duarte Pombo, Marco Antônio Borges de Araújo Bastos, Tulio Luzardo Mendes e Igor Saldanha de Freitas
Gerente de Operações e da Carne Hereford: Felipe Azambuja
Superintendente de Registro Genealógico da ABHB: Natacha Lüttjohann
Foto: Gustavo Rafael e Daniel Bastos
Texto: Dhésika Vidikin
Ascom ABHB