ABHB apresenta mudanças no Ranking Nacional de Criadores e nas exposições oficiais

O Conselho Deliberativo Técnico (CDT), em concordância com a Diretoria da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), aprovou algumas mudanças no cronograma do Ranking Nacional de Criadores e nas Exposições Oficiais.

Entre as alterações está o Ranking Nacional que será bianual, contando a partir da primeira exposição após a Expointer, até a realização da Expointer do ano subsequente, sendo esta, a última etapa do ranking. É importante ressaltar que as exposições após a Expointer de 2021, serão contabilizadas para o Ranking Nacional 2021, que ainda será no formato anual, assim como para o primeiro Ranking Bianual 2021/2022. Também foi estipulado o prazo máximo de participação de fêmeas em exposições de até 60 meses de idade, na modalidade argola, válida a partir do Ranking Nacional de Criadores 2021/2022.

Já para as Exposições Oficiais da ABHB será realizada a inclusão do tempo de prenhez (em dias) na planilha do jurado. Para que tal dado esteja disponível, os criadores devem enviar o mesmo junto ao laudo de prenhez e assinado por médico veterinário responsável pelo diagnóstico. Também será incluso na planilha o número de filhos desmamados por fêmea. Estes dados serão solicitados ao setor de registro genealógico de cada raça, assim que realizada a inscrição do animal na exposição junto à ABHB.

Por fim, os animais poderão trocar de modalidade (argola e rústico) no início de cada ano (1° de janeiro). Tal decisão é válido para todas as categorias.

Foto: Gustavo Rafael 

Texto: Dhésika Vidkin

Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar