Os primeiros campeões das raças Hereford e Braford da Expointer 2009 foram conhecidos nesta segunda-feira (31/08). Neste primeiro dia de julgamentos, promovidos pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB),
a grande premiada foi a Cabanha Azul, da cidade de Quaraí. A grande campeã Hereford Fêmea a Galpão, de tatuagem 8996, foi a primeira receber a roseta. Suzana Macedo Salvador, filha do dono da cabanha, João Vieira de Macedo Neto, disse que o julgamento é a olimpíada dos criadores e o prêmio a consagração do trabalho de um ano.
A reservada grande campeã Hereford Fêmea a Galpão foi a representante da Agropecuária Nova Aurora Anjo da Guarda, de Uruguaiana – a fêmea de tatuagem TEI 1933, Box 1503.
Na categoria Polled Hereford a Galpão, outro exemplar da Cabanha Azul foi a grande campeã. O animal de tatuagem 9010 foi considerado pelo jurado uruguaio, Alejandro Costa, o mais sólido, mais feminino e completo. Suzana destaca as maiores características do exemplar. ?Ela é muito feminina, bastante musculosa, com um enorme volume de carne sem perder a feminilidade e além de tudo tem ótimas características de reprodução?.
A reservada da mesma categoria foi a representante da Estância Nova Aurora, de Uruguaiana, do condomínio Nova Aurora Anjo da Guarda e tatuagem 1851.
A grande campeã Hereford também se consagrou como Suprema Campeã. ?Cada vez que ganhamos um prêmio é como se fosse o primeiro?, comemorou Suzana com os resultados do dia. O segredo, segundo ela, é trabalhar fortemente em cima do monitoramento genético e reconhecer desde o nascimento os animais que se destacam.