Vendas de outono confirmam mercado otimista para raças HB

Mesmo com a pandemia causada pelo Coronavírus e a seca que atingiu o Rio Grande do Sul trazendo reflexos à pecuária, a Temporada de Outono apresentou resultados animadores para o mercado. Preços acima da média e liquidez nos eventos, embora que de forma virtual, vêm marcando as vendas neste período.

Conforme o presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Luciano Dornelles, os remates de gado comercial das raças HB estão demonstrando a valorização da genética implementada pelos criatórios. “Apesar do cenário atual que estamos enfrentando, as avaliações foram positivas neste primeiro semestre. Tivemos uma valorização superior comparado ao ano passado e uma procura significativa pelas raças”.

O dirigente relata ainda que essa valorização refletiu também no mercado da carne. “Os frigoríficos exportadores estão com grande volume de embarques e o aumento do dólar  ajuda com que os vendedores de gado gordo sejam bem remunerados. Essa expectativa da valorização da carne está estimulando os produtores a investirem na nossa genética”, destaca.

Para o segundo semestre as expectativas não são diferentes. Mesmo com os reflexos da pandemia já verificados no cancelamento e no adiamento de alguns eventos do setor, os remates de primavera continuam sendo uma grande aposta para os criadores.

“Em função da limitação da aglomeração de pessoas, as vendas online se tornaram uma ferramenta interessante e positiva, seja nos remates de genética ou nos de gado comercial, que tiveram uma audiência muito boa no outono. Esse novo formato veio para ficar e as pessoas já estão mais acostumadas a conferir as pistas pela televisão ou computador”, pontua Dornelles.

O sócio-criador e proprietário da Fazenda Mãe Rainha, Edson Colombo, realizou seu primeiro leilão virtual e avaliou a experiência de forma positiva. “Buscamos experimentar um novo meio de divulgação para entender a técnica e avaliar a aceitação do público. Por meio de dois canais de transmissão reunimos mais de mil pessoas interessadas em nossa genética, o que nos deixou muito satisfeitos ”.

Na avaliação do leiloeiro Pedro Bastos, responsável por comandar o martelo em alguns dos principais eventos da temporada, as vendas seguiram firmes. “Tivemos uma resposta muito boa dos criadores que já compram conosco há 20 anos ou mais. O público interagiu nos leilões acompanhando as ofertas por meio de vídeos e lances virtuais. Esse resultado nos deixa otimistas para a temporada de primavera que já se aproxima. Apesar do momento atual, se os preços do gado se manterem firmes as projeções são animadoras”, salienta.

Fotos: Elder Filho 

Texto: Nestor Tipa Júnior/Agroeffective 

Edição: Dhésika Vidikin

Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar