Dupla marca em fêmeas Hereford e Braford como ferramenta de seleção de ventres

A partir deste ano, os criadores que submetem seus animais à avaliação genética receberão os relatórios de fêmeas Hereford e Braford candidatas à Dupla Marca, juntamente com as listagens de machos já enviadas anualmente. A iniciativa, realizada pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com os programas de melhoramento genético, tem como objetivo destacar as fêmeas superiores da geração.

Conforme explica a superintendente de Registro Genealógico e coordenadora interina do PampaPlus, Zilah Cheuiche, para receber a Dupla Marca, as fêmeas devem possuir dados próprios de desmama e sobreano e estarem entre as 30% superiores entre nos programas de melhoramento genético homologados pela ABHB: PampaPlus, Promebo e Conexão Delta G. Após a avaliação, um inspetor técnico credenciado pela entidade recebe a listagem destas candidatas e decide com base no fenótipo quais receberão a dupla marca.

“A geração que vai constar no relatório deste ano será de 2018 mas elas poderão ser marcadas posteriormente desde que estejam prenhas ou com cria ao pé, seguindo as normas do regulamento de registro genealógico”, afirmou Zilah.

A Dupla Marca é a chancela de registro especial da ABHB, em que atesta e diferencia a qualidade de animais melhoradores, que por mérito genético e avaliação fenotípica, vem se destacando entre as propriedades utilizadoras da genética HB.

Texto: Dhésika Vidikin, reg. prof. 19.647

Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar