Serviço de Registro Genealógico da ABHB Realiza Auditoria em Criatórios de Braford

O calendário de visitas técnicas, iniciado na semana passada, deve abranger 5% dos criatórios de bovinos da raça Braford. Através do trabalho, realizado por orientação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) atesta se o regulamento está sendo cumprido pelos criatórios, observando aspectos associados ao Serviço do Registro Genealógico da raça Braford (SRGB).

As primeiras visitas deste ano foram realizadas em propriedades de Uruguaiana (RS). Durante as auditorias de rotina, que devem encerrar em dezembro, os representantes da ABHB verificam aspectos relacionados à identificação dos animais (como documentação, brincos e tatuagem). De acordo com a superintendente de Registro Genealógico da Associação, Magali Moura, o trabalho também serve para prestar orientações relativas aos procedimentos no setor de Registro Genealógico da raça. ?O serviço que deve ser realizado anualmente, teve inicio em 2012, e até o momento todas as visitas foram satisfatórias. Nossa função é orientar o criador, sendo que no caso de alguma irregularidade, esta pôde ser sanada durante as auditorias. De maneira geral, verificamos que os criadores têm poucas dúvidas a respeito das determinações do Setor?, explica.

O resultado das auditorias é repassado ao MAPA, quando da auditoria deste órgão na ABHB. A Associação é a única entidade credenciada pelo Ministério para realização do registro genealógico dos bovinos da raça Braford em todo território nacional. A entidade também é responsável pelo registro dos animais puros controlados (PC) e livro aberto (LA) para a raça Hereford, por delegação da Associação de Criadores ?Herd-Book Collares? (ANC). Da mesma forma, a ABHB controla a inspeção e seleção zootécnica das raças a campo, o credenciamento e a qualificação de inspetores técnicos do registro genealógico.

Fechar