A Cabanha Issos Greenfield Internacional, do brasileiro Ali Mohamed Osman, conquistou três das quatro categorias que compõe o Ranking do Paraguai. Os prêmios de melhor produtor, difusor da raça, e melhor expositor, foram entregues no sábado, 30 de novembro, pela Associação Paraguaia de Criadores de Braford (APCB).
Com a autoridade de quem venceu as últimas quatro edições do Ranking, Osman explica que o Braford vive momento de crescimento no Paraguai. ?As exposições ranqueadas são variadas, e distribuídas em todo o território paraguaio. Com isso podemos verificar que a raça está consolidada no país. Onde chega, fica; embora ainda existam desafios?, avalia.
A meta dos produtores, agora, é chegar à região do Chaco, fronteira com a Bolívia. E os obstáculos começam a ser superados com o apoio da Associação Paraguaia. ?A região é reconhecida por seu potencial de produção pecuária. E aos poucos o Braford aumenta sua participação. Há cinco anos, a principal exposição do Chaco contava com dois expositores. Em 2013, mais de 10 criadores expuseram na feira?, revela.
Osman, que completou seis anos de trabalho em solo paraguaio, é um entusiasta da genética brasileira. No ano passado, durante o Leilão Pitangueira Premium, o criador adquiriu as fêmeas Pitangueira I 27 (com prenhez e bezerro ao pé), e Pitangueira J 03 (com prenhez). ?Tudo o que quero, como brasileiro, é fazer esta aproximação, aproveitando o que existe de melhor no mercado? conclui.