Artigo originalmente publicado no Jornal Correio do Povo, edição de domingo, 27 de maio
Segundo publicação do Journal of Dairy Science, “a população mundial aumentará de 7,6 para 10,5 bilhões de pessoas até 2067, enquanto as terras cultiváveis decrescerão 25%”. Os desafios para produzir alimentos serão grandes, mas sinalizam campos férteis para a nossa Associação Brasileira de Hereford e Braford, uma Entidade com quase 60 anos de tradição e pioneirismo, que na década de 90 fez seu planejamento estratégico focado nesta nova realidade que agora se apresenta: produzir mais com menos.
Foi em 1998 que a ABHB criou, de forma pioneira, o Programa Carne Pampa®, o programa oficial de qualidade de carne, baseado na seleção zootécnica de bovinos das raças Hereford e Braford. Contribuindo com a produtividade e rentabilidade dos produtores, lançou o selo Carne Certificada Hereford®, abrangendo bovinos das raças HB e seus cruzamentos, despontando como uma marca de confiança na qualidade dos produtos para os consumidores mais exigentes e, mais ainda, refletindo desde então o conceito moderno de produção com sustentabilidade, baseado nos princípios que levaram a raça Hereford ser considerada mundialmente sinônimo de raça bovina sustentável, por ser ecologicamente correta (apresenta menor consumo de alimento para produzir 1kg de carne); economicamente viável (produz mais carne para o mesmo consumo de alimento), socialmente agradável (sua mansidão permite o manuseio com mais segurança pelos trabalhadores e em consequência um maior bem-estar animal) e culturalmente diverso (é a raça mais cosmopolita do planeta, sendo a mais utilizada em diversos compostos ou cruzamentos de raças bovinas no mundo com a finalidade de produção de carne de qualidade).
Todas essas qualidades ampliaram o registro de animais chancelados por técnicos da ABHB, com orientação seletiva dos rebanhos para garantir evolução genética com modernos programas de avaliação (PampaPlus, Promebo e Gensys). Passou-se a promover em parceria com a Embrapa a “Prova de Avaliação a Campo” (PAC), tendo como foco a busca incessante pelo melhoramento genético das raças, e a constante atualização do nosso trabalho, com a promoção de diversos cursos em parceria com Universidades e técnicos de renome internacional.
Seguindo na busca por novos nichos de mercado, expandimos nossa atuação junto a produtores do Brasil Central, promovendo cruzamentos com raças zebuínas que resultaram em animais com carcaças e tipificações de padrões excelentes. Geramos demanda interna e externa e bonificamos produtores exigentes.
A ABHB evoluiu e teve o seu reconhecimento aumentado. Nossas raças estão sendo disputadas por compradores nacionais e internacionais, e os seus produtos cárneos por profissionais da gastronomia e por consumidores exigentes. Certos da visão de futuro de nossa diretoria à época, seguimos atentos às novas tecnologias e demandas a fim de atender a todos os associados e novos clientes ávidos por uma produção cada vez mais consciente e sustentável.
Celso Jaloto Avila Junior (Vice-Presidente de promoção das raças Hereford e Braford).