A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), através de seu presidente Fernando Lopa esteve reunido nesta terça-feira (20/04), às 10 horas da manhã, com o Ministro da Agricultura Wagner Rossi, juntamente com o diretor de Planejamento e Gestão da Apex-Brasil, Ricardo Schaefer, o executivo do Brazilian Hereford & Braford (BHB), Fernando Schwanke e o Deputado Federal Luis Carlos Heinze, este o organizador do encontro.
A pauta da reunião esteve centrada no Projeto Brazilian Hereford & Braford, nascido do convênio entre a ABHB e a Apex-Brasil com o objetivo de incentivar a exportação da genética das raças Hereford e Braford. ?Pedimos ao Ministro Rossi, que o MAPA inclua na pauta de negociação de produtos agropecuários, os protocolos sanitários, de forma a viabilizar ou acelerar o processo de exportação de genética (sêmen, embriões, reprodutores e matrizes) das nossas raças HB?, diz Fernando Lopa.
De acordo com o deputado Heinze, o Brasil é um grande produtor de tecnologia de ponta e que tem a oportunidade de oferecer ao mundo o que há de melhor da genética das raças hereford e braford. ?Temos condições de exportar material de alta qualidade para países como Rússia, China, Estados Unidos, entre outros, mas para isso é preciso o apoio governamental?, afirma.
O Ministro Rossi foi apresentado ao BHB e ao trabalho que a Associação Brasileira de Hereford e Braford vem fazendo com o apoio da Apex-Brasil. Fernando Lopa mostrou alguns gargalos sanitários que estão dificultando o processo de exportação, de forma que o MAPA ajude a desobstruir os caminhos para a exportação, principalmente entre os países do Mercosul, Rússia e África do Sul. Segundo Lopa o ministro foi extremamente receptivo aos anseios da entidade e prometeu agilizar e solucionar os entraves sanitários que dificultam as exportações e a abertura de novos mercados compradores.
Hoje, através do Brazilian Hereford & Braford, estão sendo preparados 250 embriões de hereford e braford para serem exportados para Bolívia.