Encerrou na última quinta-feira (8) mais uma participação da ABHB na BeefExpo, considerado o maior evento in door de Pecuária de Corte da América Latina. Ao longo dos três dias de participação, o estande da ABHB em parceria com a CONNAN – Companhia Nacional de Nutrição Animal – recebeu a visita de produtores, professores, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas e agropecuárias do segmento do Brasil todo. Um encontro que refletiu o momento de incertezas política e econômica do País, mas que nem de longe tirou o brilho do evento, realizado em São Paulo, a maior capital do continente.
Com um formato inovador, a BeefExpo pautou a qualidade da carne. Como não houve mostra de animais, a exposição resolveu inovar e promover o BBQ Secrets Festival, julgamento que elegeu o melhor entre grandes mestres churrasqueiros de São Paulo. Também promoveu palestras dinâmicas divididas em 4 auditórios, novas tecnologias, conhecimento, relacionamento, feira de negócios, confraternização e degustação de carne de qualidade.
E por falar em carne de qualidade, este foi o tema da palestra do CEO da ABHB, Fernando Lopa, na quarta-feira (7). O dirigente destacou a história de sucesso do Programa Carne Pampa, programa pioneiro de classificação de carcaças de uma Associação de Raça no Brasil. Dentro dele, existe o selo Carne Certificada Hereford, a marca de confiança e garantia de qualidade dos produtos para os consumidores mais exigentes, e que tem crescido vertiginosamente em São Paulo, o maior mercado consumidor do Brasil.
“Hoje, executar as estratégias junto a produtores e indústria, para garantir o fornecimento dos cortes ao mercado, e de marketing, para explicar ao varejo e o consumidor a qualidade da carne brasileira, parecem óbvias, mas as ações que a nossa associação de produtores, e de produtores de Angus, desenvolvemos ao longo dos anos 2000 a 2010 serviram de inspiração para que, hoje, empresas e especialistas em carne pudessem aprimorar esse trabalho de divulgação da qualidade da carne no Brasil”, explica Lopa.
“Fazer carne de qualidade vinda de diversos sistemas de produção e de animais de diversas idades, foi o grande desafio vencido pelo Programa Carne Pampa e que deu a indústria uma flexibilidade muito grande para manter o fornecimento de cortes ao consumidor, e essa é uma das maiores vantagens, para a indústria, em se trabalhar com as raças Hereford e Braford, um pouco disso, busquei mostrar na minha apresentação”, concluiu Lopa.
Espaços como Eataly, Zaffari/Bourbon, Pão de Açúcar, Santa Luzia e Sam’s Club comercializam cortes variados de Carne Certificada Hereford, sendo abastecidos pelo Frigorífico Silva, de Santa Maria (RS). Rosiflor Carmen Dalbosco, supervisora de vendas do Frigorífico Silva em São Paulo, e Suzy Lemos, diretora de comunicação e marketing da Câmara de indústria e comércio do Mercosul e Américas, visitaram o estande da ABHB na BeefExpo na última quarta-feira e compartilharam com a direção da ABHB o excelente momento da raça em São Paulo. Segundo Rosiflor, uma loja do Pão de Açúcar chegou a vender 800 quilos de Carne Hereford em um final de semana.
Além do Frigorífico Silva, a partir de outubro outras plantas estarão habilitas pelo programa para fornecimento de Carne Certificada Hereford aos consumidores. Além do Frigorífico Cowpig (Boituva – RS), que também esteve presente com seus dirigentes no evento, os frigoríficos El’Golli (Taió – SC) e Famile (Pelotas – RS).
No dia anterior, foi a vez de Gerente de Marketing da ABHB, Jaqueline Teixeira, apresentar pelo terceiro ano consecutivo, a premiação do evento. A BeefExpo congregou no mesmo local os maiores especialistas da área científica, de mercado, gestão e novas tecnologias. Uma feira de negócios com presença das principais empresas do segmento, abordando as inovações de Equipamentos, Genética, Nutrição, Processamento, Reprodução, Instalações e de Saúde Animal.
Negócios, prestígio e bons relacionamentos
Prestes a completar 60 anos, a ABHB tem muitas histórias e muitos méritos. Um deles é conservar e fazer amigos por onde anda. Na BeefExpo não foi diferente. Passaram pelo estande da ABHB a pesquisadora Bruna Solero, do Pologen Embrapa Pecuária Sul, Beth Schreiner, mestra churrasqueira do Meat Shop Grill, de Florianópolis, e Marcelo Bolinha o astro dos cortes e preparo das carnes.
Também visitaram o estande a equipe do NESPRO/UFRGS, liderada pelo prof. Júlio Barcelos; os sócios criadores Gilberto e Andrea Balcão; Victor Andrei, da Genética La Aurora, empresa parceira e patrocinadora oficial; diretores e colaboradores da Allflex; Consolata Piastrella, da Piastrella Rastreabilidade, além dos anfitriões da BeefExpo, Riba, Ricardo Baldo e Flávia Roppa.
O pecuarista Fabio Santos, que já utiliza a Genética HB em Santa Catarina esteve por lá buscando mais informações. Dr José Bento Ferraz, Coordenador do Grupo de Melhoramento Genético da USP também dedicou parte do seu tempo para uma conversa com a nossa equipe, composta ainda pela coordenadora de melhoramento genético da ABHB, Drª Thais Pires Lopa, pelo Gerente de Operações, Felipe Azambuja, e pela jornalista Tatiana Feldens.
No evento, o sócio-criador da ABHB, Lourenço Campo, diretor da Central Leilões, aproveitou para definir com o CEO Fernando Lopa a participação de touros Braford no teste do CP da CRV Lagoa. Também passaram pelo estande os chefs Marcio Avila, do Bistrô Pelotense, e Gil Guimarães, sócio na Napoli Centrale do chef parceiro Marcos Livi, além do Coordenador Estadual de Projetos de Pecuária de Corte do SEBRAE-RS, Roberto Grecellé. Em pauta, entre outros temas, o desenvolvimento regional do Rio Grande do Sul.
Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654
Ascom ABHB