Fernando Lopa, fala sobre a Associação Brasileira de Hereford e Braford
Miguel da Rocha Cavalcanti conversou com Fernando Lopa, presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford, a atuação da associação, marcas de carne e projetos de exportação de genética Hereford e Braford, durante a Feicorte 2010.
“A Associação tem trabalhado muito forte na difusão da raça, mostrando a vantagem da utilização do Hereford no cruzamento industrial e do Braford no cruzamento com as matrizes F1”.
“Toda vez que me perguntam sobre o diferencial do Hereford e do Braford eu digo: experimente e veja o resultado. Na Argentina o Braford já é campeão em venda de sêmen, que também é a raça de maior expansão no Paraguai e no Uruguai”.
“O projeto de certificação Pampa foi iniciado em 1999 e hoje distribui carne dentro do Rio Grande do Sul. O grande problema que nós tínhamos era como definir a bonificação. Agora fizemos uma parceria com a Esalq e conseguimos definir um preço para os animais que têm essa certificação, que é o preço máximo levantado pela Esalq dentro de uma determinada praça. Além disso o produtor ainda pode conseguir um plus de acordo com as características dos seus animais”.
“Estamos começando um programa de carne para fora do Rio Grande do Sul e com esse programa os produtores irão conseguir diferenciais interessantes na hora da venda de seus animais”.
“A Associação não visa apenas o programa de carne, mas a melhor remuneração do produtor. A ideia é conseguir valorizar os animais dos associados”.
“Agora estamos trabalhando também com o Carrefour e nos próximos meses essa carne deve estar sendo vendida no RS e SP. Também estamos com uma parceria com a Marfrig que inicialmente será trabalhada no RS, mas já existe a ideia de estender esta parceria para outras plantas espalhadas pelo país”.
“A Associação tem trabalhado também com um projeto de fomento à tecnologia junto a Embrapa, realizando cursos e avaliação de desempenho. Este trabalho nos motivou a trabalhar um projeto de exportação da nossa genética. Dentro desse processo buscamos a Apex/Brasil e apresentamos um projeto de exportação da genética Hereford e Braford bem estruturado, baseado na seriedade de uma instituição com mais de 50 anos de existência, fomos bem aceitos e começamos a trabalhar já vendendo embriões para a Bolívia. Também fomos à Rússia apresentar nossa genética, onde já começaram a surgir intenções de negócios”.