Depois de percorrer por uma semana fazendas e propriedades do Mato Grosso e sul do Pará, o diretor de Eventos da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Celso Jaloto Ávila Júnior, visitou a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Campus de Sinop. Por intermédio da professora Kamila Andreatta Kling de Moraes, reuniu no último dia 9 de março com quatro professores do curso de Zootecnia da Universidade. Além de Kamila, estavam presentes Eduardo Henrique Bevitori, Kling de Moraes e Cláudio Vieira de Araújo.
Na oportunidade, foram discutidas novas propostas de parceria para pesquisas com animais das raças Hereford e Braford na Região Norte do Estado. “A ideia é que ocorra um intercâmbio de profissionais, como zootecnistas e veterinários, além da doação de sêmen”, explicou Jaloto.
Trata-se de mais uma inserção da ABHB no Estado com o objetivo de conferir visibilidade e potencial das raças Hereford e Braford em diferentes sistemas de produção de gado de corte. Os professores também convidaram a Associação para participar da Exposição Agropecuária que acontece anualmente na região. Trata-se da 33ª edição da Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Sinop, que neste ano ocorre entre os dias 14 e 18 de junho. A feira dispõe de exposição de animais de corte, ciclo de palestras e mesas redondas, leilões e rodeio profissional em touros.
A proximidade com a Universidade ocorreu por já estar em andamento um projeto de pesquisa com as raças Hereford e Braford na Fazenda Genética La Aurora, do sócio e criador Diego Parodi, de Campos de Julio-MT. Sob a coordenação da professora Kamila Moraes e o apoio de Jaloto, o estudo está avaliando a eficiência produtiva (desempenho e qualidade de carcaça) e nutricional de novilhas Nelore e suas cruzas com Braford e Brangus terminadas em confinamento. O experimento de campo já foi realizado e está na fase de análises químicas no Laboratório de Nutrição Animal e Forragicultura ds UFMT/Campus Sinop. A pesquisa é conduzida pelo docente Felipe Bento Cecconello, do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFMT, Campus de Sinop.
Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654
Com informações da UFMT
Acom ABHB