Prova de Ganho de Peso de Touros Hereford na Embrapa já tem Campeão

Após quase 200 dias de avaliações, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), juntamente com a Embrapa Pecuária Sul finalizam a 4ª Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford, evento que vem sendo fundamental para o crescimento e desenvolvimento do criatório hereford no Brasil.

Estabelecimentos participantes e apoiadores da 4ª PAC ABHB/Embrapa

Esta 4ª edição da prova contou com a participação de 11 criadores que inscreveram 23 animais, foram eles:
Alcebíades Jacinto Pereira PAP- Estância Santa Maria ?Bagé;
Valter José Potter- Estância Guatambu- Dom Pedrito;
Juares Flores Furtado-Reculuta-Livramento;
José Ivo Zart – Alvorada- Dom Pedrito;
Willy Haas Filho- Irapuá- Cachoeira do Sul;
Agropecuária São Pedro – Estância São Pedro- Alegrete;
Sucessão Dario Silva Azambuja – Estância Santa Tereza- Camaquã;
Geraldo E. Pereira de Souza – Estância do Bolso- São Gabriel;
Alfeu de Medeiros Fleck- São Manoel ? Alegrete;
Celso Jaloto- Estância Luz de São João – São Gabriel
Frederico Wolf – Wolf Genética ? Dom Pedrito.

A ABHB também contou com o apoio de:

Forrageiras Santa Maria, para fornecimento de sementes para pastagens;
PUC-RS (Campus de Uruguaiana) para avaliações de ultra-som;
Cotrijui, no fornecimento de ração para fase pós teste e experimentos
Progen Inseminação Artificial, para coleta de material genético dos touros campeões; e
Associação Nacional de Criadores ?Herd-Book Collares?.

Os resultados da PAC expressam o desempenho dos touros que apresentam a melhor combinação e equilíbrio entre as características de interesse econômico para a produção de carne avaliadas pela ABHB e Embrapa. As avaliações são feitas a partir de critérios exclusivamente técnicos. O reprodutores foram avaliados, na média aos 19 meses de idade, por peso final e ganho de peso exclusivamente a pasto, medidas corporais, conformação, exames andrológicos e ultrassonografia. A fase de avaliação da 4ª Prova de Avaliação a Campo teve início em 14 de outubro de 2009 até o final foram contabilizadas 8 pesagens.

O campeão da 4ª PAC foi o touro H2033 da Estância Guatambu (Dom Pedrito/RS), de Valter José com um peso final, em 12/05/2010, de 542 quilos e GMD (Ganho Médio Diário) de 0,862 kg, o segundo lugar foi da Fazenda Santa Thereza (Camaquã/RS) de Ney Artur Azambuja, com o touro D930 com o peso final de 526 kg e GMD de 0,857 Kg. O terceiro classificado, o touro H111 da Estância do Bolso (São Gabriel/RS) de Geraldo Estrázulas de Souza Pereira obteve GMD de 0,750 e peso final de 602 Kg.

A Prova também destacou animais lideres em algumas características específicas (corrigidas paras a idade de 18 meses), como o reprodutor 7145, da Fazenda Irapuá de Willy Haas, com o índice de AOL (Área de Olho de Lombo) de 70,19 cm². O Touro H2068 com melhor avaliação para características raciais e conformação carniceira e, também, maior EGS (Espessura de Gordura Subcutânea ? 3,51 mm) , também da Estância Guatambu. Para maior ganho de peso o animal destaque foi o de H157 da Estância São Manoel ? Alegrete /RS de Alfeu de Medeiros Fleck.

Para o criador e proprietário do touro vencedor desta prova, Dr.Valter José Potter, a PAC é extremamente importante e de grande valia que a ABHB prossiga com o teste, ?a prova ajuda o criador a identificar índices que são importantes para o desempenho do seu rebanho e a nossa associação coloca isso a disposição do criador?, diz Potter, que ainda complementa: ? o touro vencedor desta prova é neto do Milker, reprodutor que foi por muito tempo líder do Sumário Delta G e um dos mais vendidos e filho do atual líder do sumário, o touro Tannat, que já se encontra em central de inseminação?.

Os 3 touros primeiros colocados desta edição da PAC já se encontram em central de inseminação, na Progen (Alta Genetics) em Dom Pedrito para coleta de sêmen. Parte do material colhido será doado através do Programa de Difusão Genética para Pecuaristas Familiares. Nos próximos meses a ABHB divulgará, em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, o relatório completo da prova e informa que colocará partidas de sêmen dos ganhadores para leilão no 5º Prime HB, a ser realizado dia 01/09 às 18 horas na Expointer 2010.

Para a ABHB, pioneira em provas de ganho de peso no Brasil, a prova é de vital importância para os criatórios de Hereford e para a criação comercial pois aponta através de métodos científicos as características dos touros para melhorar os rebanhos de corte. Atenta as necessidades da pecuária moderna, para 2010, a entidade avaliará também os animais por um período com suplementação concentrada a campo, de forma a mostrar o desempenho desses animais para esse sistema produtivo. A ABHB também anuncia para 2010 o retorno da avaliação da raça Braford com a sua 16ª edição da prova a ser realizada sede da Embrapa Pecuária Sul, paralelamente a prova da raça hereford.

Fechar