ABHB apresenta ao Carrefour como realiza o controle do programa Carnes del Pastizal

alianzaii
Gerente do Programa Carne Pampa, Fabiana Freitas, durante a apresentação

A Associação Brasileira de Hereford e Braford acompanhou nesta semana a visita comercial de uma comitiva do Carrefour à Bagé (RS). A rede comercializa desde maio carnes produzidas por pecuaristas da Alianza del Pastizal com um selo de rotulagem de denominação de qualidade da Alianza del Pastizal, cujo acompanhamento de todo o processo de abate e empacotamento é realizado por inspetores do Programa Carne Pampa. O selo garante que a produção é feita em um sistema conservacionista, ou seja, oriunda de uma pecuária sustentável sobre campos naturais nos países do Cone Sul.

O grupo de diretores do Brasil e da França participou de uma série de atividades organizadas pela Alianza del Pastizal na Embrapa Pecuária Sul, em propriedades e na indústria, com o objetivo de entender a excelência do processo de produção da carne. Entre elas, a apresentação da Gerente do Programa Carne Pampa, Fabiana Freitas, que falou sobre o trabalho realizado pela ABHB durante o processo de produção da Carnes del Pastizal.

alianzaiii
O Carrefour trouxe lideranças até mesmo da França

“Nossos inspetores realizam serviços de acompanhamento e auditoria do abate e desossa de bovinos dentro das plantas industriais do Marfrig, buscando garantir que toda a carne manipulada pelo frigorífico tenha sido produzida conforme o Protocolo de Carnes da Alianza del Pastizal e seu Regulamento Técnico”, informou Fabiana.

O acompanhamento inicia no momento em que o frigorífico recebe os lotes de animais provenientes de produtores da Alianza del Pastizal, segue para o abate e a consequente separação das meias-carcaças nas câmaras de resfriamento. “Entre os requisitos”, reforça Fabiana, “apenas machos castrados e fêmeas oriundos das raças britânicas com até 42 meses (6 dentes) e cobertura de gordura entre 3 a 6 mm”, afirmou. “Este acompanhamento serve para que possamos identificar conformidades (ou não) dentro do processo, registrando documentalmente e encaminhando à Coordenação Nacional da Alianza no Brasil. Com isso o consumidor final pode ter a certeza que está consumindo um produto que cumpre as exigências de qualidade a que o selo de rotulagem da Alianza se propõe”.

alianzaiv
Em visita às propriedades

São em torno de 120 criatórios membros da Alianza no Rio Grande do Sul, segundo informações da Embrapa Pecuária Sul. Para participar do programa, as propriedades precisam se comprometer em conservar pelo menos 50% dos campos naturais da área total de produção. A estância Três Marias, por exemplo, de Dom Pedrito e uma das propriedades visitadas pela comitiva, produz gado de corte e ovinos em uma área em que 95% do total é preservada, mantendo os campos nativos e a biodiversidade de aves e mamíferos existente.

Controle e Auditoria através do Programa Carne Pampa 

Em abril de 2016, a ABHB firmou parceria com o frigorífico Marfrig, por solicitação da Alianza del Pastizal, para realizar os serviços de acompanhamento e auditoria de todos os processos relativos a abate e desossa de bovinos e manipulação, empacotamento e expedição de produtos cárneos, dentro das plantas industriais parceiras do programa. O objetivo do acerto firmado é garantir que toda e qualquer carne manipulada pela indústria e que irá receber o selo da Alianza del Pastizal tenha sido produzida conforme as normas estabelecidas pelo Protocolo de Carnes da Alianza del Pastizal e o seu respectivo Regulamento Técnico de Abate, Desossa e Expedição.

alianzav
O grupo também visitou o Marfrig

Programa Carnes del Pastizal

A Alianza del Pastizal (www.alianzadelpastizal.org) reúne a vontade de diversos atores da região dos campos (pampa) de uma extensa região do Uruguai, da Argentina, do sul do Brasil e do sul do Paraguai, através de uma iniciativa da Bird Live Internacional (www.birdlife.org), de utilizar um selo na carne cujo processo de produção contribui para a conservação dos campos nativos e sua biodiversidade.

Para ser enquadrada dentro do programa, a carne deve ser oriunda de um bovino produzido de forma alinhada à conservação do meio ambiente, de uma propriedade que preserva importantes superfícies de campos naturais no pampa sul americano. As propriedades inspecionadas e enquadradas no Protocolo da Alianza passam a fazer parte do programa.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar