A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) assinaram nesta segunda, 30 de agosto, durante a Expointer 2010, novo convênio para o projeto de promoção e comercialização internacional Brazilian Hereford & Braford (BHB). Assim, nos próximos dois anos, as duas entidades devem investir R$ 1,7 milhão para promover as exportações da genética das raças Hereford e Braford.
Durante a solenidade, o presidente da ABHB, Fernando Lopa, lembrou que os resultados alcançados durante o primeiro período do convênio, assinado em julho de 2009, superaram em muito as expectativas. ?Vendemos US$ 3 milhões em genética bovina, insumos, produtos veterinários e equipamentos, sendo que nossa expectativa inicial era chegar a US$ 1 milhão?, destaca o dirigente.
Lopa revelou ainda que os números de apenas uma negociação de embriões Braford para a Bolívia este ano representam 60% de todos os embriões das mais diversas raças exportados pelo Brasil em 2009. Para o gerente de negócios da Apex-Brasil, Maurício Borges, os resultados do projeto até agora são excelentes, mostrando que o setor pecuário brasileiro está no caminho certo. ?Tudo isso é resultado do trabalho e dos investimentos dos produtores em tecnologia. Assim, nossas expectativas são de que estes índices sejam alavancados ainda mais no decorrer do projeto?, acrescenta Borges, ressaltando ainda o sucesso do Brazilian Hereford e Braford na abertura de novos mercados para a genética brasileira.
Um bom exemplo disso é a Rússia, de onde produtores gaúchos e dirigentes da ABHB e do projeto BHB retornaram em junho passado com excelentes notícias. ?Os russos apontaram o Brasil como detentor da melhor tecnologia para transferência de embriões, tanto que estão sendo resolvidas as questões legais e sanitárias para a instalação de uma central para a multiplicação da genética Hereford brasileira naquele país?, acrescenta Lopa.
Durante a Expointer 2010, o Brazilian Hereford e Braford, que já conta com a adesão de 24 empresas do Rio Grande do Sul e São Paulo, recebe a visita de uma missão composta por empresas do Paraguai que têm interesses na raça Braford.