O presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Fernando Lopa, a convite do presidente da Sociedade de Criadores de Hereford do Uruguai, Walter Elorza, apresentou o consorcio de exportação Brazilian Hereford & Braford – BHB – ao Presidente da República do Uruguai, José Mujica.
No encontro, que ocorreu durante a 105ª Exposição Agropecuária do Prado, em Montevidéu, Lopa explanou ao presidente Mujica, o modelo de fomento às exportações dos produtos brasileiros, que o governo do Brasil realiza através da Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, onde recursos públicos e privados, coordenados pelas entidades setoriais sem fins lucrativos, são investidos na promoção comercial brasileira e divulgação da imagem do país no exterior.
Lopa destacou o trabalho desenvolvido na promoção da genética das raças Hereford e Braford brasileiras, através do BHB, onde produtores rurais, empresas de insumos, implementos e serviços agropecuários se uniram sob coordenação da ABHB e apoio em inteligência comercial para exportação e financeiro da Apex-Brasil, para levar não só a excelência genética das raças produzidas no Brasil, mas também, um pacote de soluções tecnológicas para o melhoramento da pecuária de corte dos países interessados em incrementar a produtividade dos rebanhos de corte.
Na ocasião, Lopa ressaltou a diversidade de produtos, da pauta exportadora, apoiados pela Apex-Brasil, onde a Agência trabalha para não só aumentar o volume financeiro das exportações brasileiras, mas também, aumentar o portifólio de produtos e serviços exportados, beneficiando grandes, médias e pequenas empresas exportadoras, bem como, destacou o modelo de sucesso de parceria entre o governo e empresas privadas.
O BHB iniciou suas atividades em agosto de 2009 e as empresas participantes do projeto exportaram cerca de 3 milhões de dólares, superando em 200% a meta estabelecida para seu 1º ano de funcionamento. Em agosto deste ano o consorcio realizou a 1ª venda de embriões da raça Braford, sendo que o negócio já corresponde a quase 60% de todas as vendas brasileiras de embriões de 2009 e, também já consolidou forte parceria para a venda de material genético e transferência de tecnologia para a Rússia.
Mais detalhes em www.bhb.org.br ou no site www.abhb.com.br