O presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e o seu CEO, Luciano Terra e Fernando Lopa, respectivamente, acompanharam na noite deste sábado (27), no estande da La Victoria, a homenagem realizada ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. Em Esteio pata a abertura oficial da 39ª Expointer, o ministro foi congratulado pelo seu empenho na abertura da exportação da carne bovina in natura brasileira para os Estados Unidos.
Mais cedo, durante participação em debate, o ministro afirmou que o Brasil é o único país do mundo com sustentabilidade na agricultura, o que deve ser valorizado por mercados internacionais. “Cerca de 61% do nosso território ainda é intocado, está da mesma forma que os portugueses encontraram ao descobrir o país. Esse ativo deve ser levado em conta e valer como diferencial na disputa de mercado”, disse Maggi.
“A queda da barreira e a liberação do ingresso da carne brasileira no mercado norte-americano serviram de aval para que possamos prospectar novos acordos comerciais. Agora nossa tarefa é bancarmos os caixeiros viajantes e vendermos nossos produtos, e isso é o que pretende o presidente Temer”, afirmou Maggi. Ainda, segundo o ministro, a Ásia é um mercado que deve ser priorizado porque devem sair bons negócios.
Ainda durante a homenagem, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, a primeira-dama Maria Helena Sartori e o secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo, aproveitaram o momento para lançar o desafio da criação de um Instituto para fomentar a carne bovina gaúcha com o apoio de todas as instituições envolvidas na cadeia da pecuária de corte.
Por Tatiana Feldens, com informações do site da Expointer
Ascom ABHB