Nos dias 1 e 2 de junho, os fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Roberto Schroeder e Luiz Otávio da Silveira, estiveram na sede social da Associação Brasileira de Hereford e Braford, em Bagé, realizando a auditoria anual no serviço realizado pelo setor de registro genealógico da ABHB.
Após análise de documentos e visita ao setor, os fiscais federais agropecuários consideraram a Associação apta a manter seu sistema de registro genealógico funcionando. Eles também elogiaram o trabalho do registro, observando uma evolução desde as últimas auditorias realizadas.
A ABHB é certificadora exclusiva dos reprodutores e matrizes Braford no Brasil, credenciada pelo MAPA pela portaria n° 587, de 05 de junho de 2003, e registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para execução dos serviços de seleção de bovinos das raças Hereford e Braford no Brasil.
Atua, por delegação da Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares”, na seleção zootécnica do rebanho Hereford (aspado e mocho) no Brasil. Realiza o Serviço do Registro Genealógico da Raça Braford e o Serviço do Registro Genealógico da raça Hereford nos livros Puro Controlado (PC) e Livro Aberto (LA) e o credenciamento dos Inspetores Técnicos do Registro Genealógico de ambas as raças.
Neste serviço são recebidas, protocoladas e processadas as informações enviadas pelos criadores, referentes a comunicação de coberturas, nascimentos, transferências entre proprietários, comunicação de morte e outras ocorrências. Para os animais que cumprem os requisitos de acordo com cada raça, são emitidos os registros correspondentes.
Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654
Ascom ABHB