Após dois dias de palestras, debates e muito aprendizado, foi encerrada na última sexta-feira (18), com uma aula prática, a 8ª edição do Curso Internacional de Melhoramento de Bovinos de Corte do PampaPlus. Promovido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, a atividade acontece anualmente e mais uma vez contou com a presença de dezenas de estudantes, técnicos, pesquisadores e interessados nas raças HB.
Antes de saírem a campo para conhecer fêmeas Hereford e Braford, o Médico Veterinário Dr. Joal José B. Leal fez uma breve explanação sobre a importância da avaliação visual em programas de avaliação genética. Sob a coordenação de Joal e do Inspetor Técnico pela ABHB, Gustavo Isaacsson, além dos palestrantes pesquisadores Marcos Yokoo e Bruno Teixeira, os alunos colocaram em prática um pouco do que ouviram durante as palestras, principalmente no que se refere às avaliações visuais e fenotípicas das raças Hereford e Braford.
Para o criador Pedro Brasil, proprietário das fêmeas Hereford, é muito importante um profissional ter amor pela profissão e principalmente pelos animais. “É muito bom ver tantos jovens interessados. Só assim terão sucesso no trabalho”.
Na sequência, o grupo se deslocou para o confinamento da Embrapa, localizado em outra propriedade também situada em Bagé. Lá fizeram avaliações nos touros Hereford e Braford participantes da última Prova de Avaliação a Campo (PAC). “Me orgulho muito de participar do 8º curso e estar todo esse tempo na ABHB, principalmente perceber que o avanço desses eventos desde que começaram até agora vem em uma curva ascendente, com qualificação desde as palestras até as mostras e práticas com animais”, parabenizou Isaacsson. Segundo ele, a aula prática com as fêmeas foi excelente, pois os participantes do Curso realmente conseguiram exercitar os quesitos que o programa utiliza na avaliação de bovinos para o programa de melhoramento.
Participaram desta 8ª edição do curso cerca de 100 pessoas, entre produtores rurais, técnicos, agrônomos, veterinários, zootecnistas e estudantes, oriundos de diferentes estados do Brasil, além de palestrantes vindos do Uruguai.
Por Dhésika Vidikin, estagiária de Jornalismo
Edição: Tatiana Feldens/Ascom ABHB