Sistema PampaPlusNET e novas tecnologias em pauta na manhã desta quinta

12674773_10207844817011443_649628276_o (2)A manhã do segundo dia de Curso Internacional de Melhoramento Genético de Bovinos de Corte do PampaPlus – Programa Oficial de Avaliação Genética das Raças Hereford e Braford da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) foi dedicada ao PampaPlusNET, sistema informatizado de escrituração zootécnica e coleta de dados para avaliação genética das raças HB.

Ministrada pelos pesquisadores Henry G. de Carvalho e Willian Coelho, membros do programa, a palestra teve por objetivo mostrar a utilização da ferramenta, bem como as mudanças realizadas no serviço para torná-lo mais ágil. Desde 2013, os criadores que integram o PampaPlus podem incluir as informações de coberturas pela internet no sistema, ajudando a formar o banco de dados que a Associação Brasileira de Hereford e Braford dispõe sobre as raças.

No que se refere às perspectivas futuras, uma grande novidade: está sendo desenvolvido um aplicativo para celular que desempenhará as mesmas funções do Programa sem a necessidade de conexão com a internet, o que facilitará ainda mais a inserção de informações no sistema.

“Temos consciência da dificuldade que o produtor tem para acessar o sistema, por esta razão estamos buscando facilitar e agilizar o acesso, reduzindo pela metade o trabalho do produtor”, afirma Willian Coelho. É possível adiantar que a ferramenta será disponibilizada, em um primeiro momento, para a tecnologia iOS.

DSC_0061 (2)
Público oriundo de diversas regiões do Estado acompanha as palestras

O Chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Flores Cardoso, coordenador do PampaPlus, palestrou na sequência falando sobre o potencial de aplicação da genômica para o melhoramento genético animal. Em sua fala, Cardoso buscou mostrar aos participantes como incrementar a produtividade do rebanho por meio do melhoramento genético, um dos objetivos do curso, que é dar continuidade à capacitação aos técnicos e produtores que participam do programa PampaPlus. “Chegaremos ao sucesso do melhoramento através do progresso genético”, pontuou.

A utilização de touros jovens como ferramenta para melhoramento genético foi abordada por Marcos Jun-Iti Yokoo, Zootecnico da Embrapa Pecuária Sul e membro da equipe PampaPlus.

Hereford domina no Uruguai

A segunda atração internacional do Curso fechou os debates pela manhã. Com o tema melhoramento Genético de Bovinos de Corte no Uruguai, o engenheiro agrônomo Mario Lema, do Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária (INIA, sigla em espanhol) mostrou a evolução genética da raça Hereford no Uruguai. Conforme o especialista, aproximadamente 54% dos criadores de bovinos no Uruguai se dedicam ao Hereford, raça de origem britânica introduzida no Brasil há 110 anos, seguida de Angus e Braford, todas raças britânicas, dada a qualidade, textura, maciez e marmoreio que produzem.

Lema também pontuou o trabalho de levantamento de dados disponível hoje no país vizinho, o que possibilita tanto os usuários de genética, como os fornecedores da mesma, tomar decisões de acordo com o sistema produtivo que tenham e de acordo com o mercado em que colocarão seus produtos.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

*Com Dhésika Vidikin

Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar